Incentivo para o bem: como obter recursos para um projeto cultural?

0

Você tem um projeto, mas não sabe como dar o pontapé inicial? Seja ele cultural, esportivo ou social, saiba que existem alguns recursos e parceiros que podem te ajudar em todas as etapas necessárias: do planejamento à aprovação e captação de recursos.

O Governo Federal, por meio da dedução de impostos, criou uma espécie de renúncia fiscal para incentivar a cultura e o esporte e ajudar entidades sociais. Dessa forma,  pessoas e empresas têm a opção de destinar uma parte do Imposto de Renda devido a projetos com esses objetivos.

A Lei Rouanet, por exemplo, é uma ótima alternativa para quem deseja viabilizar  um projeto cultural, pois, neste caso, a política de incentivos fiscais possibilita a destinação de até 6% do IR devido, com 100% de isenção.

No entanto, ainda é muito burocrático conseguir tais recursos, como explica a presidente da Cooperativa de Profissionais Artistas, Modelos, Técnicos em Espetáculos, Jornalistas e Outros – Procoop-SP, Patrícia Ormart. “O artista, que é a categoria a qual represento, ainda encontra muita dificuldade em obter parceiros para desenvolver seus projetos e precisa da estrutura das leis de incentivo fiscal para conseguir patrocínios”, disse.

Diante dessa dificuldade, a Procoop-SP lançou em 19 de março um setor destinado a projetos culturais. Esse serviço terá por objetivo ajudar o artista ou o idealizador a captar patrocínio ou obter isenção de impostos por meio das leis de incentivo, com todo o suporte jurídico.

“Somos o elo entre artistas, produtores, idealizadores e a iniciativa privada. O artista apresenta seu projeto, a nossa equipe o avalia e, de acordo com a necessidade, o inscreve na Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Além disso, acompanhamos todo o processo até a aprovação, que permitirá a captação de patrocínio com 100% de abatimento fiscal”, explica a presidente da Cooperativa.

Patrícia ressalta a importância do trabalho da Cooperativa na divulgação dos projetos e, principalmente, da prática do incentivo fiscal. “Nosso objetivo é apresentar um banco de idealizações culturais aprovadas nas leis de incentivo fiscal, facilitando, com isso, a realização por parte da classe artística e idealizadores”.

Além da área de incentivo cultural, a Procoop-SP possui diversos setores para alavancar a carreira de artistas cooperados. O principal objetivo da Cooperativa é representar e agenciar a categoria de artistas no Estado de São Paulo, que engloba 58 profissões. Para mais informações, ligue para (11) 96366-3124.

Você tem Certificado Digital? O Portal de Assinaturas Certisign é uma plataforma que permite a assinatura de qualquer documento por meio do Certificado Digital ICP-Brasil. Com apenas alguns cliques e com total validade jurídica. Experimente o portal gratuitamente

Compartilhe

Deixe seu comentário