Guia Certisign: como instalar seu certificado digital.

29

Postado por admin | Postado em Certificação Digital, Certisign, Dia a dia, Notícias | Data: 22-10-2010

Você já comprou, validou e agora está com seu certificado em mãos. Ou melhor: está com um dispositivo USB comum, ainda sem o e-CPF ou e-CNPJ instalado. Mas a instalação parece complicada: muitos arquivos, dispositivos, hierarquias e drivers diferentes para seu token ou cartão criptografado. O que fazer?

O primeiro passo é instalar o Assistente de Instalação Certisign (AIC), disponível aqui. O AIC foi desenvolvido para auxiliar de maneira prática e eficaz a preparação do equipamento onde será utilizado o certificado digital Certisign. Ele instala os drivers dos hardwares criptográficos, hierarquias de certificação e gerenciadores criptográficos para o perfeito funcionamento do seu certificado.

O segundo passo é deixá-lo fazer quase tudo sozinho:

Esta é a tela inicial, na qual você seleciona o tipo de dispositivo. Basta olhar para as características dele e comparar à descrição do programa. Para ajudar, cada um deles possui uma imagem ilustrativa diferente no canto esquerdo.

Esta é a tela inicial, na qual você seleciona o tipo de dispositivo. Basta olhar para as características dele e comparar à descrição do programa. Para ajudar, cada um deles possui uma imagem ilustrativa diferente no canto esquerdo.

Caso seu dispositivo não esteja na relação, há o botão “suporte” para pedir ajuda. Daí em diante, é só seguir as instruções.

Caso seu dispositivo não esteja na relação, há o botão “suporte” para pedir ajuda. Daí em diante, é só seguir as instruções.

Prefira a instalação expressa. O próprio programa busca e organiza os recursos para instalar, formatar e executar seu certificado digital. Todos os drivers, hierarquias e dispositivos desconhecidos por você serão procurados e instalados da maneira correta, sem necessidade de suporte. Basta acompanhar a tela de download, que vem a seguir, e conferir se está indo tudo bem.

Prefira a instalação expressa. O próprio programa busca e organiza os recursos para instalar, formatar e executar seu certificado digital. Todos os drivers, hierarquias e dispositivos desconhecidos por você serão procurados e instalados da maneira correta, sem necessidade de suporte. Basta acompanhar a tela de download, que vem a seguir, e conferir se está indo tudo bem.

Aceite os termos de licença. Antes, procure lê-los. E em caso de dúvidas, contate a Certisign.

Aceite os termos de licença. Antes, procure lê-los. E em caso de dúvidas, contate a Certisign.

Após a organização dos componentes, o Assistente começa a instalação do certificado digital. Demora apenas alguns minutos para a instalação ser concluída. É importante reiniciar a máquina depois: o Windows precisa reconhecer as atualizações.

Após a organização dos componentes, o Assistente começa a instalação do certificado digital. Demora apenas alguns minutos para a instalação ser concluída. É importante reiniciar a máquina depois: o Windows precisa reconhecer as atualizações.

Pronto. Seu certificado digital está pronto para ser usado. Se você tem uma série de certificados instalados, poderá utilizar o Gerenciador de Certificados Digitais que é instalado junto ao AIC. Acompanhe as próximas postagens para conhecer a fundo todos os seus recursos.



Compre já!
Compre já!


Comments (29)

TODA VEZ QUE EU PRECISO EMITIR NOTA TENHO QUE ESTALAR O CERTIFICADO NOVAMENTE .
ISSO É NORMAL?

Responder

admin Reply:

Joselito S. da Silva,

Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

Obrigado!

Responder

Fui instalar um e tokem a3 ,de uma nova empresa que abri e acabei acho que desconfigurando um e tokem que eu já tinha , ou seja o primeiro nao aparece mais , o que eu posso fazer para resolver

Responder

admin Reply:

André Dias,

Para que possamos responder a seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign: http://www11.directtalk.com.br/clientes/custom/certisign/index_sac.htm, e-mail: sac@certisign.com.br ou telefone:
(11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378.
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais)

Obrigado!

Responder

Olá!

Minha duvida é a seguinte, eu ja tenho um eCNPJ A3 com a leitora funcionando corretamente. Agora adiquiri também um eCPF, para instalar esse eCPF preciso fazer alguma coisa? ou posso somente colocar na leitora que vai o eCNPJ que vai funcionar também?

Aguardo.

Responder

admin Reply:

André,

Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

Obrigado!

Responder

admin Reply:

André,

Após a emissão do certificado, não é necessário outras instalações devido os aplicativos serem os mesmos, tanto para e-CNPJ quanto para e-CPF, a leitora também pode ser a mesma utilizada para o E-CNPJ.

Obrigado!

Responder

instalei todos os drives solicitados acima porém nao consigo acessar o certificado… nao aparece nenhum certificado encontrado o que devo fazer?

grata,
Carolina Chaves

Responder

admin Reply:

Carolina Chaves,

Para que possamos responder a seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign: http://www11.directtalk.com.br/clientes/custom/certisign/index_sac.htm, e-mail: sac@certisign.com.br ou telefone:
(11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378.

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais)

Obrigado!

Responder

Tive que formatar minha máquina e agora tenho que reinstalar minha leitora novamente. Na época quem fez a instalação foi meu irmão, qual o modelo de leitora devo escolher?
Não tenho mais a embalagem da leitora.

Responder

admin Reply:

Henderson,

Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

Obrigado!

Responder

admin Reply:

Henderson,

Para que melhor possamos lhe auxiliar, por favor, entre em contato com o nosso suporte técnico. Tel. de contato: 0300 789 2378 / (11) 3478 9444. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. Somente assim, poderemos dar devida tratativa ao caso.

Obrigado!

Responder

Prezados, preciso instalar o certificado para conectividade pessoa física, não tenho hardware nenhum, qual a opção devo escolher para dar segmento a instalação? Se eu instalar no vista, como devo proceder para fazer o back up? o arquivo gerado poderá ser instalado por exemplo no Windows XP?

Responder

admin Reply:

Gilberto,

Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

Obrigado!

Responder

admin Reply:

Gilberto,

Solicitamos, por gentileza, que você entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer suas dúvidas.

Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

Adquire um novo certiffcado e-cpf, como faço para utiliza-lo? preciso baixar algo? por favor responda urgente

Responder

admin Reply:

Contmap,

Como consta na matéria, para a utilização de seu certificado é necessário instalar o Assistente de Instalação Certisign (AIC) que irá preparar seu equipamento para a utilização do Certificado Digital Certisign. Com o Certificado funcionando perfeitamente, basta verificar as configurações necessárias para o uso de cada site ou aplicação.

Obrigado!

Responder

Minha duvida é o seguinte temos nosso ERP e o certificado do nosso parece ter sido corrompido precisamos o reinstalar-lo mas o cliente não tem backup. Como devemos proceder?

Responder

admin Reply:

Thiago,

Para que possamos responder a seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Obrigado!

Responder

Possuo um certificado digital da OAB.
Baixei todos os programas informados e na hora de fazer o teste do certificado não dá certo.

Tentei fazer uma petição eletrônica mas não encontrou o certificado.

Obs. quando vou na barra do menu iniciar e abro o gerenciador criptografico tenho acesso as informações.

O que pode estar ocorrendo?

Responder

admin Reply:

Elaine,

Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Obrigado!

Responder

Bom dia. Tenho dois certificados os quais utilizo normalmente para emissão de notas e operações no conectividade social. Agora preciso utilizar mais dois para efetuar essas operações e os dois não aparecem nem na aba Pessoal do Internet Explorer nem na janela Segurança do Windows, onde pede para selecionar um certificado. Já tentei importar e gravar em todas as abas e mesmo assim, não funcionou. Utilizo o windows 7 32 bits e o Internet Explorer 9. O que tenho que fazer? Obrigado.

Responder

admin Reply:

Sandro Luiz Franco,

Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Obrigado!

Responder

Bom dia, estou com problemas, forma formatados todos os computadores aqui onde trabalho, e nem todos os certificados forams salvos, como faço para conseguir reinstalar todos eles? Só consegui reinstalar 2 deles, se puderem me ajudar, preciso resolver isso com urgência! Obrigado!!!

Responder

admin Reply:

Anderson Luidi Izidoro,

Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Obrigado!

Responder

Ja comprei o certificado com cartão magnetico e tambem a leitora nonus, gostaria de saber como faço para instalar meu certificado.

Responder

admin Reply:

Cleber Almeida,

Temos uma seção no site que pode te ajudar nessa etapa, confira: http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/aic

Caso a dúvida permaneça, orientamos que você entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Obrigado!

Responder

Depois que formata o pc, o token não funciona mais… mesmo executando a instalação do assistente, instalação dos drivers do token e nada.
O que pode ser?
o token é star fine gdburt

Responder

Certisign Explica Reply:

Boa tarde, Rogério! Para que possamos te ajudar da melhor forma, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento Cliente (SAC) por meio dos contatos sac@certisign.com.br e 11 3478-9444.

Equipe Certisign Explica

Responder

Faça um comentário

*Atenção nas letras maiúsculas e minúsculas