Passo a passo: Renovação do Certificado Digital

43

Postado por admin | Postado em Certificação Digital | Data: 01-06-2011

Apesar de relativamente simples, o uso de certificação digital ainda levanta uma série de dúvidas tanto na adesão quanto na renovação. E é pensando nos usuários e em facilitar suas vidas que o blog aborda esse assunto.

Já esclarecemos aqui dúvidas com relação à adesão do certificado, a opção ideal para a sua empresa, o acesso à Conectividade Social e os benefícios da certificação. Mas, o que é necessário na hora da renovação? Saiba no nosso passo a passo.

 

Como renovar o certificado digital?

 

- Essa renovação deve ser feita antes mesmo do vencimento, para que você não fique sem acesso aos serviços primordiais que sua empresa necessita. Mas, se o prazo já expirou não se preocupe, você pode adquirir um novo Certificado Digital. O processo é o mesmo que o da adesão e não são aceitos procuradores, somente o representante legal daquele documento.

- Só podem ser feitas online as renovações seguintes àquelas que foram feitas com validação presencial. Isto é, após a adesão (que exige comparecimento) pode ser feita uma renovação online. A próxima (que no caso seria a segunda renovação) exige novamente o comparecimento deixando de saldo mais uma online e assim por diante.

- A renovação online é exclusiva para os certificados e-CNPJ, e-CPF e NF-e.

- Vale ressaltar que na renovação do e-CNPJ e e-CPF é possível incluir os dados do PIS/NIS/CEI no certificado, habilitando ele para o acesso à Conectividade Social ICP.

- A renovação online é rápida e prática e não exige a reapresentação dos documentos exigidos na validação presencial.  

- Se seu certificado foi emitido em token ou smart card não é necessário adquirir um novo, contanto que você saiba a senha da mídia, pois ela será requerida no processo de renovação.  

 

Renovando seu certificado:

 

- A renovação deve ser feita no mesmo computador que o certificado foi instalado. No caso de token ou smart card ele deve estar conectado a máquina. Caso, a renovação seja feita em um computador que nunca utilizou certificação, você deve baixar no site da Certisign os programas necessários.

 
Clique para aumentar

1. Acesse a página da Certisign;
2. Escolha o tipo de certificado a ser usado;
3. Responda o questionário e clique em Fazer Renovação Online.


Clique para aumentar 

 

Caso existam mais dúvidas, sempre temos o próprio blog, nosso site, twitter e formspring como canal de informação e contato. Acesse e deixe sua pergunta.



Compre já!
Compre já!




Comments (43)

Isso tudo balela, tem uns 15 dias que estou tentando renovar o meu e-cnpje sempre da erro, falo com o suporte e eles apenas cancelam o pedido e falam para tentar de novo apos 24 horas. Vou ter que comprar outro e fazer aquela babaquice da validacao presencial

Responder

admin Reply:

Márcio,

Tentamos contato por meio do email disponibilizado, porém sem sucesso. Precisamos dos seus dados para realizar o atendimento, pois apenas pelo comentário não conseguimos identificar o erro que está ocorrendo na renovação do seu certificado.

Obrigado!

Responder

Gostaria de saber como sei a data de renovação do certificado , onde o mesmo foi implantado na empresa e eu ainda não fazia parte do quadro de colaboradores , pra não correr o risco de perder e não renovar.

Responder

admin Reply:

Robervania,

Para que o cliente possa verificar a validade do seu certificado e necessário que o mesmo faça contato com o SAC Certisign através dos telefones abaixo, tendo em mãos o CPF (certificado de pessoa física) ou CNPJ (certificado de pessoa jurídica) ou o número do pedido relativo a compra do produto. Informados esses dados o atendente fará a identificação do cliente no sistema e o tipo de produto que adquiriu.

SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais).
Horário de atendimento: Seg à Sex das 08hs às 20hs (exceto feriados nacionais).

Obrigado!

Responder

Estou tentando realizar a renovação do meu certificado porem esta dando um erro quando mando continuar e o meu certificado ja se vencera daqui a 5 dias, preciso de um retorno urgente de vocês, obrigada!

Responder

admin Reply:

Adriana Maciel,

Para que possamos responder a seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign: http://www11.directtalk.com.br/clientes/custom/certisign/index_sac.htm, e-mail: sac@certisign.com.br ou telefone:
(11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378.
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais)

Obrigado!

Responder

Estou renovando o meu certifiacdo digital pela primeira vez, este cerficado teve validade por um ano, e está sendo vencido dia 03/07/2012, neste processo posso passar a validade do mesmo para 3 anos.

Responder

admin Reply:

Lúcia,

Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

Obrigado!

Responder

admin Reply:

Lúcia,

A renovação somente poderá ser realizada pelo mesmo período de tempo do certificado anterior. Neste caso, você pode optar por uma nova aquisição de um certificado com validade de 3 anos, mas será preciso comparecer ao posto de atendimento para a validação presencial.

Obrigado!

Responder

Gostaria de saber se quando vencer o certificado que esta em uso (faltam menos de 15 dias) tenho que fazer alguma alteraçao para que seja reconhecido o novo certificado instalado. Eu uso para emissão de NFe.

Responder

admin Reply:

Alexandre,

Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

Obrigado!

Responder

admin Reply:

Alexandre,

Como você utiliza uma aplicação que não é de propriedade da Certisign, solicitamos gentilmente, que verifique com os responsáveis pela aplicação.

Salientamos, que para utilização do certificado não é necessária nenhuma alteração, a não ser, que seja solicitada pela aplicação.

Obrigado!

Responder

Estou tentando renovar o meu certificado tem mais de 20 dias e não consigo, fica na tela verificando posição e disso não passa. ja liguei para o suporte e a resposta e que o site esta em manutenção. que porcaria de site voces tem que precisa de tanto tempo para conserto. vou esquecer esta certisgne e comprar outro certificado de uma certificadora responsavel.

Responder

admin Reply:

Ruthney,

Prezado cliente, por gentileza, entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para esclarecer suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

Perdi a minha senha privada. Terei que comprar um novo certificado ou basta renovar o meu certificado?

Att,

Sidney

Responder

admin Reply:

Sidney,

No momento da validação presencial é solicitado ao titular do certificado que altere a senha da mídia (cartão ou token). Esta senha é gravada diretamente no chip da mídia, ou seja, a Certisign não mantém nenhum registro desta senha em seus bancos de dados ou possui meios de recuperá-la. Lembramos também que esta senha é de responsabilidade total do titular do certificado.

Para que possamos analisar melhor a sua situação, solicitamos gentilmente, que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

Eu estou provando de fazer a renovação on-line de meu e-cnpj e no final depois da declaração de responsabilidade da erro 400

Assinatura inválida!

Meu certidão vai expirar dia 23 de agosto.

Qual e o problema ?

Responder

admin Reply:

Sacha,

Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Obrigado!

Responder

Reportando ao problema encontrado pelo Sacha, também obtive o mesmo problema e há 2 dias venho tentando renovar meu e-CNPJ sem sucesso. Acontece o mesmo problema na Declaração de Responsabilidade, com erro 400. Meu sistema operacional é o Windows 7, IE 9, mas o suporte já me solicitou para refazer utilizando o Mozila, Chrome, IE 8, mas nada funcionou até agora.

Tentei várias vezes falar com o suporte nível 2, sem sucesso, pois ninguém atendeu. E cada tentativa em falar com o suporte, perco cerca de 1 hora. Muito dificil!.

Acredito que só haverá uma coisa a fazer: Procurar outra certificadora.

Estou indignado!

Reinaldo

Responder

admin Reply:

Reinaldo,

Seu caso já foi encaminhado para o setor responsável, assim que obtivermos informações para a resolução de seu problema entramos em contato.

Obrigado!

Responder

eu comprei um netbook na mpx
ele chegou mais quando vo abrir o navegador
diz que o certificado venceu
o que eu faço
ele e windows ce
ajuda ai

Responder

admin Reply:

Rita,

Aparentemente, pelo seu comentário, o problema ocorrido pode ter como procedência as configurações de seu computador e não o uso de um Certificado Digital ICP-Brasil (assunto tratado pelo blog). Orientamos que você entre em contato com a empresa na qual ele foi comprado ou a própria Microsoft.

Obrigado!

Responder

Olá, no processo de fazer a renovação do meu certificado A1 onde eu compro essa certificação ?

Responder

admin Reply:

Diego,

Você pode adquirir a Certificação Digital em nosso site.

Obrigado!

Responder

A minha empresa trabalhar com leitora de cartão digital, CERTISIGN. Como eu faço para o certificado reconhecer pelo o pen drive. Muito obrigado pela atenção.

Responder

admin Reply:

Marcos,

Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Obrigado!

Responder

eu tenho um netbook windows ce como renovar o certificado dele

Responder

admin Reply:

Rita,

Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Obrigado!

Responder

não consigo concluir a 1a. renoção de meu certificado cnpj. quando chega no final para confirmar aparece a mensagem: chave inacessível ou senha de acesso invalida. estou fazendo pela certifique online, pois no site da certisign não passa pela promeira fase que é a verificação. estou tentando a mais de 15 dias. tá difícil hein? ja liquei para suporte, ja baixei varios programas….

Responder

admin Reply:

Eldevaner,

Para que possamos verificar a dificuldade encontrada na utilização de seu certificado, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

Renovei meu certificado com a sua empresa. Abri o prot 4330294464 e disse que quando tento fazer a NF fala que p certioficado expirou. A moça foi na pagina da prefeitura e viu que meu certificado esta ativo mas ainda nao funciona. ela disse que teria que retirar o cadastro antigo e colocar um novo. onde faço isso? nunca fiz isso na vida. nunca teve um primeiro cadastro e sempre funcionou. ela me disse que tenho que falar com quem emite a nfe que é receita que eu ligo no 0800 e ta com problema. assim fica dificil um empurra para o outro. não daria para fornecer o caminho das pedras?

Responder

admin Reply:

Liza Mantovanelli,

Para que possamos verificar a dificuldade encontrada na utilização de seu certificado, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

Renovei certificado, já recebi confirmação mas não consigo concluir . Mensagem: “O dispositivo criptográfico não suporta par de chaves 2048 bits”. E agora, faço o que? Certificado vence 09/05/2013.

Responder

admin Reply:

Maria Aparecida,

Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

BOA TARDE.
FIZ A RENOVAÇÃO, GEREI O BOLETO.

A PERGUNTA É UM POUCO OBVIA, MAS COMO É MINHA PRIMEIRA VEZ.

É SOMENTE APÓS O PAGTO. DO BOLETO QUE VEREI O PRAZO ESTENDIDO NOS DETALHES DO CERTIFICADO???

Responder

admin Reply:

Eduardo Lima,

Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

Obrigado!

Responder

admin Reply:

Eduardo Lima,

A validade começa a contar a partir do momento em que o certificado é emitido, mesmo no caso de renovação. Assim que você realizar a emissão é que começará a contar a validade.

Obrigado!

Responder

Estou tentando renovar o certificado digital e-CNPJ porém não consigo concluir aparece a mensagem de “Erro 400″ – Acesso Negado.
Fiz o “teste de verificação” sugerido pelo site porque meu token foi adquirido em 2011. O resultado foi que a renovação serial possível.
Peço orientação URGENTE pois meu certificado expira em 06/06/2013.

Responder

admin Reply:

Maria Helena,

Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

ESTOU TENTANTO RENOVAR ALGUNS CERTIFICADOS CPF A3 ADQUIRIDOS EM 2010, E NÃO CONSIGO. DÁ A MENSAGEM QUE APARTIR 01/01/2012 HOUVE MUDANÇA NAS CHAVES.
TENHO QUE ADQUIRIR OUTROS.

AGUARDO RESPOSTA.

Responder

admin Reply:

Rosalia Ernandes Neces,

Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

Para que serve o blog ? já que todas as perguntas tem a mesma resposta: “para que possamos verificar…entre em contato…”
Estou tentando renovar certificado e também com problema…hora erro 404 hora senha inválida…hora tente mais tarde…e assim não anda. Deveria ser mais prático essa renovação.

Misael Reis

Responder

admin Reply:

Misael,

Nós tentamos ajudar todos os leitores aqui no blog, porém alguns procedimentos são mais complexos, precisam de dados pessoais do cliente e também da interação com um atendente. Pedimos, por gentileza, que você tente um novo contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos resolver a sua solicitação. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

Obrigado!

Responder

Faça um comentário