Informação é a sua melhor candidata nessa eleição – 2º turno

0

Em algumas regiões ainda está presente o clima de eleição. No entanto, o eleitor tem ficado cada vez mais atento, pois todos sabem o que é sentir na pele o sofrimento, durante quatro anos, pelas propostas que não se cumpriram.

Sob essa perspectiva, com auxílio da tecnologia, surgiram aplicativos, plataformas, páginas em redes sociais e sites, com o intuito de alertar o eleitor e ajuda-lo a exercer seu papel de cidadão, por meio de informações sobre projetos e histórico dos candidatos.

Alguns dos aplicativos que ajudam a promover o voto consciente, com uma participação responsável e estimulam você a fazer seu próprio manual eleitoral são:

Politize
Desenvolvido por Gabriel Goes Pacheco, de caráter educativo, disponibiliza diversos temas ligados à política e cidadania, tais como os partidos e eleições, democracia digital, participação social, transparência e corrupção. Disponibilizado pelo portal de mesmo nome, que funciona como uma rede de colaboradores voluntários entre pessoas e instituições, e promete uma educação política sem complicação. Nele você ainda pode baixar o Manual do Eleitor.

Eleições Limpas
Desenvolvido pela plataforma Rastru, seu conteúdo é abastecido com a participação direta do usuário. Qualquer pessoa é capaz de denunciar um flagrante de crime eleitoral, como compra de voto, abuso de poder, boca de urna, caixa 2, etc. Basta marcar a localização do flagrante, com descrição do ocorrido, podendo incluir imagens. O registro é levado às autoridades competentes de acordo com a região.

Vote consciente
Idealizado pela arquiteta Ana Letícia Knuth e desenvolvido pelo Estúdio Lune, a ferramenta é uma das vencedoras do concurso INOVApps, do Ministério das Comunicações. Trata-se de uma espécie de questionário de posições ideológicas, onde o usuário descobre o grau de afinidade entre suas opiniões e as dos candidatos à prefeitura e câmara municipal. A plataforma é aberta e pode ser replicada em qualquer município.

OAB Caixa 2
Criado pela OAB, com o intuito de facilitar as denúncias de crimes eleitorais, como o caixa 2 e a compra de votos, o usuário registra o pedido de denúncia, preenchendo dados da ocorrência, com nome do candidato e partido envolvido inclusos. Ressaltando que podem ser feitas de forma anônima. O registro é encaminhado à ouvidoria da OAB, que irá analisar as provas e formalizar a denúncia.
Além dessa ferramenta, o uso do Certificado Digital pela OAB, tem sido um grande aliado dos advogados no exercício da democracia, contribuindo para que todos os trâmites sejam feitos de forma prática, rápida, econômica e transparente.

Candidaturas 2016
Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo disponibiliza uma consulta a informações sobre os candidatos das eleições deste ano. Como nome, urna, partido, situação do registro de candidatura, cargo atual e acesso à prestação de contas. Lembrando que este ano, todas as doações e gastos de campanha, devem ser registrados em até 72 horas pelo candidato.

Estes aplicativos trazem benefícios que serão úteis não apenas por um dia ou uma semana, mas talvez por toda vida.

Você ainda não tem um Certificado Digital CertisignCompre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign: descontos que já valem o investimento.

Fonte: www.dc.clicrbs.com.br

 

Compartilhe

Deixe seu comentário