Informações pessoais e Aplicativos

0

Uma verdadeira enxurrada de aplicativos tem tomado conta das telas de nossos smartphones e tablets, em nome da desburocratização do nosso dia a dia. Mas e o seu nome, seus dados, todas as informações que você autoriza ao baixar um desses aplicativos, você sabe onde vão parar?

Um caso mais conhecido é o do Google. Ele monitora todos os seus passos na internet com ajuda de aplicativos. Ele também mantém um registro detalhado de sua localização, isso porque, caso você não lembre, autorizou o acesso a esse tipo de informação para aprimorar serviços como o Google Now, por exemplo.  Suas pesquisas também são registradas, com dados detalhados de sites, não guardando apenas as buscas, mas todo seu histórico de atividades vinculadas ao site. Isso inclui o uso de aplicativos que você baixa por meio do Google Play, embora os da Apple Store também não escapem do acesso a seus dados.

Como se sente em relação a isso?

A verdade é que a negociação fica muitas vezes implícita no uso dos aplicativos. Usamos os serviços em troca de clicar no famoso concordo com tudo sem mesmo ler. Porém, não esqueça das informações que muitos desses aplicativos obtém do seu celular:

– Todas as fotos das sua galeria do celular;

– Acesso aos seus contatos e mensagens;

– As vezes todos os dados do seu Facebook;

– Acesso ao seu microfone;

– Acesso a sua câmera;

– Todos os percursos que faz na vida através da sua localização;

Uma boa dica é colocar fotos privadas em álbuns privados com senha. E sempre que não quiser ser geolocalizado, criar o hábito de retirar essa opção no celular ou no app. Até porque isso consome muita bateria.

Saiba também, que com a atualização para o Android 6.0, você pode modificar algumas dessas permissões, depois de baixado o aplicativo.  No IOS não é muito diferente, pois alguns aplicativos pedem acesso a informações como calendário, contatos, fotos , microfone, sms, localização, etc para funcionarem. Porém, também cabe ao portador liberar a permissão para isso acontecer.

Contudo, a administração das permissões é limitada e necessita de esclarecimentos, pois são pacotes de autorização que se unificam. E falando em assinatura de contratos, que tal economizar tempo e recursos assino digitalmente com o Portal de Assinaturas?

Economize tempo e recursos assinando digitalmente e com validade jurídica. Crie, assine, transmita e armazene documentos. Experimente agora os 10 documentos gratuitos que tem direito no Portal de Assinaturas Certisign.

Fonte: Olhar Digital e Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário