IR 2015: Certificado facilita a vida dos contribuintes atrasados

0

Se você ainda não declarou o Imposto de Renda, corra! Faltam apenas 2 dias. A boa notícia é que se você tiver Certificado Digital a declaração já vem pré-preenchida e você poderá enviar o documento com muito mais agilidade e menos risco de cair na malha fina.

Isso porque nessa modalidade de entrega, é necessário apenas conferir as despesas e deduções, pois as informações são previamente informadas pelo Fisco. Basta só checar os dados e alterar, se necessário. Outro benefício para quem tem o Certificado Digital é o de preencher a declaração diretamente no site da Receita Federal, sem a necessidade de baixar aplicativos ou programas.

Quem não declara, paga multa
O contribuinte que estiver obrigado a declarar o IR e não o fizer até o dia 30 de abril, está sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devida.

O termo inicial será o primeiro dia subsequente ao fixado para a entrega da declaração, e o termo final, o mês da entrega ou, no caso de não apresentação, do lançamento de ofício.

Fonte: Receita Federal do Brasil com informações Certisign

 Você sabia que o Certificado Digital também pode ser utilizado para assinar documentos? Assim você economiza tempo, dinheiro e ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Saiba mais e experimente gratuitamente -> www.portaldeassinaturas.com.br.

Compartilhe

Deixe seu comentário