IR 2015: perdi o número do ano passado e preciso retificar. E agora?

0

O número de recibo do IR é necessário para fazer retificações, caso necessário, tanto na declaração de 2015, quanto na de anos anteriores. Ele é gerado automaticamente ao enviar a declaração. Quem não se lembra mais, não precisa se preocupar e pode normalmente enviar a declaração deste ano.

Sabendo disso, este ano, após enviar a declaração anote o número. Agora, se você perdeu o número do ano passado e precisa corrigir a declaração, é necessário ter um Certificado Digital e acessar o e-CAC, da Receita Federal do Brasil (RFB), para solicitar uma cópia da declaração de 2014.

Quem não tem Certificado Digital, deverá comparecer presencialmente a um dos Pontos de Atendimento da RFB. É importante lembrar que não é permitido retirar cópias para terceiros, exceto mediante a uma procuração.

De acordo com Marcos Crivelaro, professor de finanças da FIAP, outra vantagem de guardar o número de anos anteriores é poder consultar informações da declaração passada, além de fazer o acompanhamento dos dados.

Fonte: G1

Quem tem Certificado Digital pode utilizar a declaração pré-preenchida e minimizar as chances de cair na malha fina. Peça o seu com desconto especial de 26% no site www.certisign.com.br/ir até o dia 20 de abril.

Compartilhe

Deixe seu comentário