IR 2015: prepare-se e não caia na malha fina

0

Todos os anos, milhares de declarantes caem na temida malha fina da Receita Federal do Brasil por conta de erros no preenchimento da declaração e omissão de rendimentos. Em 2014, 937 mil contribuintes foram pegos pelo Leão.

Para o contribuinte a fugir desses problemas, além de uma boa organização, como separar os comprovantes com antecedência, uma alternativa é a declaração pré-preenchida, apresentada pela Receita Federal no IR 2014.

Para utilizar a declaração pré-preenchida é necessário ter um Certificado Digital ICP-Brasil, ter apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2014 (ano-calendário de 2013) e que a Receita já tenha recebido as informações da fonte pagadora no momento da importação do arquivo.

Por que a declaração pré-preenchida é uma boa opção?

“O contribuinte terá apenas que alterar, se necessário, os dados de despesas e deduções. Isso porque o Certificado Digital possibilita, por meio da garantia do sigilo fiscal, que o titular receba todas as informações da base da Receita vinculadas ao seu CPF. Basta clicar na opção Declaração Pré-Preenchida disponível no site da Receita (e-Cac) e pronto. Desta forma, diminuem as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

Como comprar um Certificado Digital

Quem ainda não tem Certificado Digital e quiser utilizar a declaração pré-preenchida deve solicitar o documento eletrônico a uma Autoridade Certificadora habilitada a emiti-lo no padrão ICP-Brasil, como a Certisign, que oferece mais de 1.400 Pontos de Atendimento.

Fonte: G1 com informações Certisign

Relacionada
IRPF 2015: Certificado Digital e Rascunho da RFB podem ajudar o contribuinte

Compartilhe

Deixe seu comentário