IR 2015: Saiba como obter o Certificado Digital

0

Este ano, além da declaração da pré-preenchida, os contribuintes que tiverem Certificado Digital terão mais um benefício: preencher online a declaração, diretamente do site da Receita Federal do Brasil. Mas como adquirir o Certificado Digital?

É simples. Quem ainda não tem Certificado Digital, deve adquiri-lo de uma Autoridade Certificadora habilitada a emiti-lo no padrão ICP-Brasil. A Certisign, por exemplo, atende a esse requisito e está oferecendo o Certificado Digital eCPF*, validade de 3 anos, com 26% de desconto – de R$ 270, por R$ 200, além de disponibilizar mais de 1.400 Pontos de Atendimento.

E quais são as etapas de aquisição?

A solicitação deve ser feita no site da Autoridade Certificadora escolhida. O site para a aquisição do e-CPF Certisign com desconto é www.certisign.com.br/ir. Depois de solicitar, o titular deve realizar o pagamento e agendar a apresentação dos documentos (validação presencial).

1) Escolha uma Autoridade Certificadorawww.certisign.com.br
2) Solicite o Certificado Digital – para o IR, o ideal é o e-CPFwww.certisign.com.br/ir
3) Efetue o pagamento – o pagamento pode ser feito em até 3x no Cartão de Crédito
4) Agende a apresentação dos documentos – essa etapa pode ser feita em um dos 1.400 Pontos de Atendimento ou onde desejar – serviço sob contratação e sujeito a disponibilidade.
5) Emita o Certificado Digital e prepare o computador – a emissão pode ocorrer em dos mais de 1.400 Pontos de Atendimento da Certisign ou posteriormente na casa ou escritório do titular. O link para essa etapa é disponibilizado por e-mail, após a apresentação da documentação com sucesso. Para preparar o computador basta seguir o seguir o passo a passo www.certisign.com.br/instale

Vale a pena adquirir o Certificado Digital para o IR?

Sim. Quem optar por usar o Certificado Digital ainda tem outras vantagens, como verificar informações sobre as fontes pagadoras, antes de declarar seu IR; obter a declaração do ano anterior, antes de declarar o Imposto de Renda; regularizar no mesmo dia sua situação com a Receita Federal caso caia na malha fina; eliminar divergências das suas informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo de sua declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia); obter cópias das suas declarações; e retificar pagamentos e Imprimir comprovantes.

Além disso, o Certificado Digital pode ser utilizado em diversas aplicações, não só para a entrega do IRPF. “O Certificado Digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

*Promoção válida até o dia 20 de abril para o eCPF, armazenado no Cartão Inteligente.

Você sabia que clientes Certisign têm muito mais benefícios? Conheça o Clube de Vantagens Certisign, uma vitrine de benefícios exclusivos aos clientes de Certificados Digitais ICP-Brasil. Se você já é cliente, desfrute. E se não é, torne-se um e aproveite! www.certisign.com.br/vantagens

 

Relacionadas
IR 2015: 5 dicas para você enfrentar, com sucesso, o Leão 
IR 2015: quem pode ser considerado um dependente? 

Compartilhe

Deixe seu comentário