IR 2015: Saiba quais documentos ter em mãos

0

Como já noticiamos aqui no Blog Certisign Explica, a temporada para a entrega do IR 2015 começou no dia 2 de março e se estende até o dia 30 de abril, de acordo com informações da Receita Federal do Brasil. Veja os 15 documentos, divulgados pelo Portal Estadão, que você deve separar para diminuir as possibilidades de cair na malha fina.

1 – Cópia da declaração entregue em 2014 (ano-calendário 2013).
2- Informes de rendimentos de instituições financeiras, bem como de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadorias etc.
3- Controle de compra e venda de ações, com apuração mensal de imposto.
4- Recibos e notas fiscais relativos a despesas com saúde.
5- Comprovantes de despesas com instituições de ensino.
6- Recibos de pagamentos à previdência privada e oficial.
7- Recibos de aluguéis pagos ou recebidos.
8- Documentos que comprovem venda ou compra de bens em 2014.
9- Recibos de pagamentos de prestação de bens como imóvel e carro.
10- Documentos comprobatórios de dívidas assumidas em 2014.
11- Comprovantes de despesas do livro-caixa (para prestadores de serviços autônomos).
12- Darfs de carnê-leão pagos.
13- Comprovante de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais etc.).
14- Todos os documentos acima referentes a dependentes, além do número do CPF de dependentes maiores de 18 anos e de todos os alimentados.
15 – Dados da conta bancária para restituição ou débito das cotas do imposto.

Declaração pré-preenchida também é opção

Além de separar com antecedência a documentação, o contribuinte pode afastar o Leão utilizando a declaração pré-preenchida por meio do Certificado Digital ICP-Brasil.

“Com a declaração pré-preenchida, o contribuinte terá apenas que alterar, se necessário, os dados de despesas e deduções. Isso porque o Certificado Digital possibilita, por meio da garantia do sigilo fiscal, que o titular receba todas as informações da base da Receita vinculadas ao seu CPF. Basta clicar na opção Declaração Pré-Preenchida disponível no site da Receita (e-Cac) e pronto. Desta forma, diminuem as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

Como comprar um Certificado Digital

Quem ainda não tem Certificado Digital pode aproveitar a promoção da Certisign e adquirir o documento eletrônico, e-CPF, validade de 3 anos, no Cartão Inteligente, com desconto de 26% – R$ 270, por R$ 200. O site é www.certisign.com.br/ir e a promoção é válida até o dia 20 de abril.

Relacionadas

 IR 2015: 1º lote de restituição será pago em 15 de junho
IR 2015: Certisign oferece 26% de desconto no Certificado Digital 
IR 2015: deduções, quais são os limites? 

Compartilhe

Deixe seu comentário