IR: confira dicas para não errar no preenchimento da declaração

0

O prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está chegando. Entre os dias 1º de março e 30 de abril, os contribuintes com rendimentos superiores a R$ 22.487,25 em 2012 terão de enviar a declaração por meio do programa disponibilizado no site da Receita Federal.

O fisco deve divulgar ainda na semana que vem as regras para o envio. Porém, a versão teste, disponível desde o final de 2012, já permite perceber as pequenas alterações reservadas para esse ano.

Para a época, uma das dicas mais importantes é não deixar para a última hora. “O ideal é organizar-se mensalmente, arquivando os comprovantes de gastos dedutíveis no IR em uma pasta. Nela devem estar, por exemplo, todos os recibos e comprovantes de gastos com educação, saúde, contribuições previdenciárias, entre outras”, afirma o sócio-diretor da De Biasi Auditores Independentes, Enio De Biasi.

Além disso, é preciso atenção redobrada no momento do preenchimento, para evitar erros que podem levar à malha fina. “É preciso ficar atento para não errar na digitação nem declarar dados incorretos. Para isso, sugiro conferir os documentos digitados antes de enviá-los e também analisar com calma o que será declarado, já que o aumento patrimonial não pode ser maior que a renda ou os recursos”, finaliza.

Fonte: Portal Administradores

Compartilhe

Deixe seu comentário