IR2013: vantagens do uso do e-CPF

0

O envio do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013 continua e o que não faltam são dicas para facilitar a entrega. Desde o ano passado, a Receita Federal instituiu o uso do Certificado Digital ICP-Brasil para os contribuintes com rendimentos anuais acima de R$ 10 milhões. Mas, independente da obrigatoriedade, qualquer pessoa física pode utilizar e se beneficiar da ferramenta no envio da declaração.

Segundo o vice-presidente da Certisign, Julio Cosentino, a tendência é que o uso englobe cada vez mais novos contribuintes, visto que o documento alia segurança ao procedimento e elimina divergências nas informações prestadas. “Mais de 90% dos casos de malha fina acontecem em função destas divergências. Com o certificado, não há mais erros no preenchimento”, afirma.

Com o e-CPF (Certificado Digital de Pessoa Física), a declaração é processada mais rapidamente, além disso também é possível utilizar diversos serviços do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), como visualizar documentos de anos anteriores, acessar os informes das fontes pagadoras, verificar pendências, retificar pagamentos, parcelar débitos e pesquisar a situação fiscal.

Fonte: IG

Compartilhe

Deixe seu comentário