Já pensou se o Brasil tivesse sido descoberto por um Contador?

0

Imagine dez naus e três caravelas chegando às praias brasileiras, após terem se perdido procurando a Índia… Uma esquadra com cerca de 1500 homens entre marujos, soldados, grumetes, degredados, pilotos, escrivães e capitães de sangue nobre, chefiados pelo líder da expedição: o contador João Lyra.

Calma, não atirem pedras no nosso professor de História! Sabemos, é claro, que o descobrimento do Brasil está creditado a Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500, mas imagine se as naus Santa Maria, Pinta e Nina tivessem sido navegadas por um Contador.

Será que a nossa história seria a mesma?

Vale lembrar que a “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá”, conforme versa a “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias foi, em um primeiro momento, um lugar de exploração e uma grande prisão. Todo o glamour retratado nos quadros da época do Brasil colônia só teve início em 1800, quando a família real portuguesa desembarcou no Brasil, fugida do imperador francês Napoleão Bonaparte. E mesmo assim, o glamour ficou apenas nos quadros.  Por que nem sequer esgotos existiam, e os dejetos eram jogados na rua. Isso mesmo, pela janela!

Nesta época, o Brasil, que já estava mal das pernas: as casas não tinham escrituras de posse, os títulos eram comprados por meio de presentes, e os recursos naturais como ouro, prata, diamante e até mesmo árvores como o Pau-Brasil, eram comercializadas sem a menor fiscalização.  Já imaginou tentar fazer um balanço nesta época?

A pergunta que não quer calar é: como seria ensinar o funcionamento de um programa de compliance para os índios em 1500? E explicar os princípios Contábeis para os portugueses? E dar noções de ética e preservação do meio ambiente para os exploradores de então? Como seria se o Brasil fosse descoberto por um Contador?

Neste 22 de abril, passados 516 do descobrimento, o Brasil continua precisando, mais do que nunca, de Contabilidade. Só esta ciência, devidamente aplicada em todas as instâncias do poder, poderá colocar a nau brasileira no rumo certo do desenvolvimento e da justiça social.

Já possui Certificado Digital? Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos que já compensam o investimento. Precisa comprar o seu para a agilizar entrega da Declaração de Imposto de Renda e minimizar os riscos com a malha fina? Para comprar, clique aqui.

Compartilhe

Deixe seu comentário