Mais de 60% dos contribuintes têm 15 dias para declarar IR

0

SÃO PAULO – A Receita Federal recebeu, até as 11h desta sexta-feira (16), 9,4 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2010, ano-base 2009. O número representa 39% do total de documentos esperados pelo órgão.

Ou seja, 61% têm 15 dias para prestar as contas com o Fisco, já que o prazo de entrega termina no dia 30 de abril.

Congestionamento
Como acontece todos os anos, o órgão alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, já que muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço da Receita.

O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará a multa mínima de R$ 165,74, ou a máxima, de 20% do imposto devido.

Aproveite o fim de semana
Tradicionalmente, nos finais de semana é mais tranquilo enviar a declaração, já que muitos aproveitam o horário de trabalho ou a ajuda de profissionais para preencher o documento.

Além disso, é possível aproveitar o final de semana para buscar instituições de ensino que, gratuitamente ou por um valor simbólico ou doações, ajudam o contribuinte com o IR 2010.

Matéria na íntegra: Infomoney

***

Lembre-se!

Em 2010, pessoas jurídicas já entregaram seu Imposto de Renda via certificado digital.

Já as pessoas físicas podem declarar seu IR pela internet, por formulários disponíveis nos Correios, ou por disquetes. No caso das restituições, conforme a Instrução Normativa nº 1.024 (publicada ontem no DOU), quem declarou pela internet tem prioridade.

Entretanto, a partir de 2011, todo o sistema será feito digitalmente (via computador e internet). Prepare-se para esta modernização utilizando seu Certificado Digital.

Compartilhe

Deixe seu comentário