Mais um nicho de trabalho promissor para os Contadores: a revisão tributária

0

Você sabe o que é a Revisão Tributária? Pouco difundida fora do meio contábil, esta é uma área de atuação dos Contadores importante para as empresas, uma vez que tem como objetivo detectar alguma falha operacional que a empresa cometer na aplicação das normas, regras, leis, decretos e instruções acerca da complexabilidade fiscal brasileira.

Neste contexto, o profissional da Contabilidade deve avaliar o cumprimento das obrigações principais e acessórias dos tributos: IPI, ICMS, ICMS-ST, PIS, Cofins e ISSQN. Agindo assim, será possível evitar grandes problemas para a empresa, uma vez que a pena por sonegação de impostos pode variar de pesadas multas até a reclusão de dois a cinco anos.

banner_um-pe-no-carnaval-outro-nas-obrigacoes-acessorias

O que é preciso para ser um revisor tributário?

É importante saber que para atuar no segmento de revisão tributária é preciso ter experiência na área fiscal, de preferência, especialização (seja pós-graduação ou cursos de extensão) e manter-se atualizado, uma vez que a legislação muda frequentemente.

Responsabilidades do revisor tributário

Além disso, a tarefa é de grande responsabilidade. Imagine a rotina de um Contador que trabalha na revisão tributária de uma empresa de e-commerce? Ele precisa calcular um valor diferente de ICMS para cada Estado da União para o qual a empresa vende, e quando o volume de comercialização é considerável… Assustador, né? Mas, a boa notícia é que atuar nesta área pode servir de trampolim para quem deseja prestar consultoria no futuro.

Piso salarial do revisor tribuário

Não há um piso salarial específico para esta função, mas, dada a responsabilidade atribuída ao profissional e a complexidade do trabalho, calculá-se que a remuneração seja boa.

Essa pode ser a área perfeita para quem deseja dar uma alavancada na carreira e assumir novas responsabilidades dentro da companhia, mostrando a importância da sua atuação tanto para prevenir pagamentos indevidos ao governo, ou seja, economizando, quanto mostrando o que realmente precisa ser feito pela empresa.

Faça parte do nosso grupo de Contadores com descontos em Graduação e Pós para você e seus filhos. Cadastre-se agora no Clube do Contador Certisign, vantagens que irão te surpreender!

Compartilhe

Deixe seu comentário