Malha fina: não está no último lote do IR 2014? Veja o que fazer

0

Na última segunda-feira (8), a Receita Federal liberou a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014. Quem não está neste lote, e também não figurou nos seis lotes anteriores (entre junho e novembro deste ano), está automaticamente na malha fina do leão. Ou seja: teve sua declaração retida para verificação.

Se esse é o seu caso, o primeiro passo a ser adotado é entrar no site da Receita Federal para verificar qual é a pendência ou inconsistência encontrada pelo Fisco na declaração do IR de 2014.

Para acessar o extrato do Imposto de Renda, é preciso usar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou Certificado Digital emitido por Autoridade habilitada, como a Certisign.

Após verificar a inconsistência encontrada pela Receita Federal na declaração do IR, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora ao Fisco e, deste modo, sair da malha fina. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, ela será incluída nos lotes residuais do IR.

Já os contribuintes que caíram na malha fina, mas não encontraram erros na declaração, devem aguardar ser chamado pelo Fisco para apresentar os documentos que comprovem que a declaração foi feita corretamente. Neste caso, não é preciso mandar uma declaração retificadora.

Fonte: A Tribuna de Santos

 Relacionadas:

Imposto de Renda poderá ser usado para ajuda social

IRPF 2015: Certificado Digital e Rascunho da RFB podem ajudar o contribuinte

Compartilhe

Deixe seu comentário