Medalha Francisco D’Áuria – para enaltecer quem engrandece a Contabilidade

0

A Medalha Francisco D’Áuria, instituída pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, em 1994, homenageia profissionais da Contabilidade, que se distinguem como autores de obras didáticas de Contabilidade ou de cunho científico Contábil, e Contabilistas que valorizam a profissão.

Até o momento apenas três pessoas foram agraciadas com a medalha que leva o nome desse importante referencial da Contabilidade. A significativa honraria coube apenas aos ilustres Contadores e professores: Antonio Lopes de Sá, Hilário Franco e Iran Siqueira Lima.

Mas quem foi Francisco D’Áuria?

Nascido em 1884, o paulista contribuiu até os seus 74 anos de idade – quando faleceu – com o desenvolvimento da Contabilidade no Brasil. Foi membro da comissão de partidas dobradas do Tesouro Nacional; fundador e diretor da Revista Brasileira de Contabilidade; diretor da Contabilidade do Tesouro do Estado de São Paulo; fundador e presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP; Contador Geral da República; contador do Departamento de Comércio Álvares Penteado; professor da Escola Técnico-Comercial do Instituto Brasileiro de Contabilidade; Contador Geral do Estado de São Paulo; professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP; secretário da Fazenda do Estado de São Paulo; e secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo.

Sua didática era peculiar: escrevia todos os seus trabalhos à mão, e esses posteriormente eram datilografados por seus assessores. Em uma das suas frases mais conhecidas, afirma que a “(…) Contabilidade avalia, registra, expõe a estática e a dinâmica patrimonial. Enquanto avalia – conta com números. Enquanto registra – conta com descrições e números. Enquanto expõe – conta, descrevendo e apresentando números sinteticamente”.

Por sua contribuição à profissão, D’Áuria foi agraciado com os títulos de Membro da The Econometric Society, de New Haven (Estados Unidos), eSócio Correspondente da Societé de Comptabilité de France e Contador Emérito das Américas.

Faça também parte da história da Contabilidade tornando seu escritório referência no quesito paperless. Crie, assine, transmita e armazene documentos no Portal de Assinaturas. Experimente gratuitamente.

Compartilhe

Deixe seu comentário