Metade das empresas está insegura quanto ao eSocial

0

A adaptação ao eSocial ainda é motivo de preocupação para a maioria das empresas brasileiras . Segundo levantamento do Grupo Sage, mais de 50% das companhias estão inseguras quanto à qualidade das informações a serem transmitidas ao Fisco.

O dado é resultado de uma pesquisa realizada com 451 empresários em todo o País, que atuam nos setores de varejo, indústria ou prestação de serviços.

Apenas 10% das empresas pesquisadas afirmam estar seguras de que poderão cumprir o prazo para se adequarem ao novo braço do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, que entrará em vigor em 2015.

O estudo apontou ainda que apesar de 64,97% das empresas estarem conscientes de que precisam atualizar seu sistema de Folha de Pagamento para a nova obrigação, cerca de 27,10% delas confessam dificuldades para cumprirem essa tarefa, principalmente por não disporem de todas as informações a respeito dos empregados.

Ao mesmo tempo, 24,22% dos empresários dizem não ter tempo para conciliar as atividades rotineiras dos departamentos para atender a essa exigência, enquanto 22,06% alegam dificuldades para realizar a capacitação de suas equipes.

O eSocial obriga todos os empregadores a fornecerem informações gerais sobre seus empregados ao governo. Segundo a União, o objetivo do programa é reduzir a burocracia, aumentar a qualidade das informações e simplificar o cumprimento de obrigações das empresas junto aos órgãos fiscalizadores.

E você? Como você está instruindo seus clientes em relação ao eSocial? Comente aqui e ajude outros Contadores.

Compartilhe

Deixe seu comentário