Meu cartão de crédito foi clonado. E agora?

0

Efetuar compras em site seguros, asseguram que seus dados não cairão em mãos erradas, ou que compras sejam realizadas em seu nome indevidamente. Mas se seu cartão foi clonado você sabe o que fazer?

Histórias de cartões de crédito clonados são mais comuns do que deveriam e embora hoje em dia a tecnologia de segurança dos próprios cartões tenha aumentado exponencialmente, de tempos em tempos elas reaparecem. A clonagem de cartão de crédito online está totalmente associada aos hackers e à prática de invadir computadores através de softwares espiões camuflados, registrando os números e senhas digitadas e utilizando-as posteriormente nas compras.

Cartão clonado ou suspeita: Passo a passo do que fazer

Caso seu cartão de crédito seja clonado pela Internet, o procedimento a ser feito é o mesmo para uma clonagem física:

1) faça um boletim de ocorrência;
2) Comunique imediatamente à administradora para solicitar o bloqueio imediato do cartão. acho que este deveria ser o primeiro passo e não o segundo.
3) Anote o protocolo de atendimento da operadora e posteriormente confirme o bloqueio do cartão.

Tenha em mente: O banco é obrigado por lei a ressarcir o consumidor quando comprovada a fraude.

O que fazer para prevenir que seu cartão seja clonado?

O que diferencia o crime físico do virtual está no modo de prevenção. Já imaginou fazer compras pela internet sem precisar digitar os dados do seu cartão de credito e ainda ter um único login para acessar todos os sites Sem sem precisar preencher diversos formulário que muitas vezes se tornam cansativo? Abaixo você confere algumas dicas de como isso pode acontecer e é claro como manter sua segurança na rede:

  • Utilize a OneBuy para realizar suas compras na internet, assim você não precisa informar o número do seu cartão de credito ao realizar uma compra online, seus dados ficam protegidos e você não corre o risco de tê-los clonados.
  • Efetue as compras em sites seguros (com o selo SSL, atente-se para o pequeno cadeado que aparece no canto da tela) para assegurar que seus dados não cairão em mãos erradas, ou que compras sejam realizadas em seu nome indevidamente.
  • Cuidado com a senha! Sites nunca pedem a senha do cartão para efetivar uma compra.
  • Evite acessar sua conta bancária ou fazer compras de computadores públicos, lanhouses ou mesmo utilizando redes de wi-fi abertas ao público.
  • Tenha cuidado com lojas pequenas ou desconhecidas. Faça uma pesquisa no Google, buscando por reclamações ou mesmo referência da empresa.
  • Sempre confira a fatura do seu cartão para evitar sustos. Hoje já existem ferramentas disponíveis que servem de alerta para suas compras.

Agora que já conhece a OneBuy, cadastre-se aqui e aproveite o serviço de Compra Expressa Certisign! Você registra os dados do seu Cartão de Crédito uma vez e pode comprar com a segurança Certisign, em diversas lojas virtuais, sem que os dados do seu cartão sejam informados à loja.

Compartilhe

Deixe seu comentário