Mil e uma maneiras de celebrar o ano novo

0

A festas de revéillon estão aí e os motivos para comemorar o final de mais um ano são muitos. E para celebrar o início de um novo ciclo, com toda renovação possível, os costumes nos mais variados países também são diversos; cada um ressaltando sua própria cultura, uns de forma mais high tech, outros mais tradicionalistas.

No Brasil, o revéillon é mais tradicional, com queima de fogos na praia, estourar champagne, se vestir de branco e a comemoração em grandes centros populares e que surpreende quem vê, seja pela tecnologia envolvida, ou pela beleza das luzes que espairam no céu a fim de desejar a todos um ótimo início de ano.

Conheça maneiras de celebrar o ano novo em diferentes países:

Alemanha

Berlim tem uma das festas de revéillon mais famosas do mundo, com shows que acontecem em um palco tecnológico (como tudo na Alemanha) montado em frente ao portão de Brandenburgo, à meia noite, iluminado pelos fogos de artifício. Há barraquinhas de comidas típicas e cerveja nos arredores do portão e todo mundo come por lá mesmo durante a festa.

Bulgária

Os tapinhas nas costas anunciam a chegada do novo ano. As crianças saem de porta em porta batendo nas costas dos moradores desejando saúde e riqueza. No primeiro dia do ano, os búlgaros expulsam os maus espíritos com os “kukeri”, homens que se vestem de monstros para espantar vampiros.

Estados Unidos

A festa mais famosa dos EUA acontece em New York, na Time Square, com muita bebida, comida, dança e gritaria. Durante a contagem regressiva, uma enorme maçã vai descendo no meio da praça e explode à meia-noite com balas e bombons para todos os lados.

Japão

Como data mais importante do calendário japonês, o ano novo em Tóquio é de enlouquecer. Em 2015, balões brancos inundaram o céu na noite de réveillon. É tradição também fazer uma limpeza na casa e pendurar uma corda de arroz na porta a fim de afastar os maus espíritos.

Em 30 de dezembro as famílias se reúnem para comer o sobá e atrair fortuna. No dia 31, a reunião acontece no templo para a cerimônia das 108 badaladas, que segundo o budismo, afasta os pecados e purifica as pessoas. Dia 1, eles levantam cedo para a primeira visita ao templo budista ou santuário xintoísta, e rezam por saúde e felicidade.

Lituânia

Em Vilnius, capital da Lituânia, o réveillon acontece com uma grande multidão reunida na praça da catedral, a mais importante da cidade, onde está localizada a Torre do Sino. A concentração ocorre bem tarde devido às baixas temperaturas e, à meia-noite, tem a queima de fogos junto à contagem regressiva.

Austrália

O réveillon de Sidney é um dos mais famosos do mundo, com um show espetacular de fogos de artifício que acontece no Sydney Harbour. A ponte da Baía de Sydney serve como palco principal, competindo com Copacabana na duração do espetáculo. Na virada do ano, o governo abre uma brecha para o consumo de bebida alcoólica ao ar livre e permite bebericar em alguns pontos determinados.

Dubai

A maior queima de fogos do mundo, na virada do ano, é em Dubai. A grandiosidade dos Emirados Árabes também está presente na comemoração, que conta com diversas festas nos vários hotéis luxuosos da cidade. Sempre há uma novidade na programação pública.

Holanda

O ritual de ano novo é a queima de carbureto, que consiste em colocar um produto inflamável e água em uma jarra, tampar a jarra com uma bola, para que na hora da explosão voe e atinja até 70 metros de altura.

Grécia

Os gregos fazem um bolo com os mesmos ingredientes do panetone e colocam uma moeda de ouro dentro dele. O bolo é cortado na virada do ano e distribuído entre os participantes da festa, quem receber o pedaço com a moeda terá sorte durante o ano.

França

O nome réveillon é francês, logo a festa é em grande estilo. Em frente à Champs-Élysées acontece uma queima de fogos que ilumina a Torre Eiffel ao fundo. É muito comum também ir ao tradicional show no Moulin Rouge.

Aproveite essas dicas para passar uma virada de ano diferente, conhecendo uma nova cultura e viajando ao redor do mundo.

Mas se a grana está curta e quer economizar nesse fim de ano, aproveite as ofertas do Clube de Vantagens, são descontos especiais explodindo em um só lugar.

Compartilhe

Deixe seu comentário