Mobilidade é a chave do negócio

0

Tempo. Hoje esse pode ser considerado o artigo mais precioso e raro da vida de todos, principalmente quando tratamos da rotina profissional, já que cada vez mais os profissionais acumulam funções e uma lista enorme de atividades para resolver rapidamente. O resultado? Muitas vezes, os prazos são perdidos. E daí muitos chegam a desejar que um dia tivesse 48 horas.

A boa notícia é que algumas empresas já estão se adaptando para ajudar os colaboradores a entregar as atividades com rapidez e sem perder a eficiência e a qualidade dos processos.Uma dessas iniciativas é o home office. Hoje, de acordo com a pesquisa Home Office Brasil (edição 2016), houve um aumento de 50% no número de empresas que estão implantando a prática no Brasil. Esse aumento expressivo se dá em comparação com a mesma pesquisa realizada 2014.

Mas, como o home office pode ajudar no aumento da produtividade?

Simples, o profissional não perde horas no trânsito, não se estressa, o que faz com que a sua rotina diária não seja afetada por esses problemas. Logo, o desempenho melhora.

As novas tecnologias também têm papel importante nesse novo cenário que está sendo desenhado pelas empresas, porque elas garantem a “proximidade” com o colaborador mesmo à distância. E é aí que Certificação Digital entra em cena.

A integração da Certificação Digital em sistemas garante o acesso seguro do colaborador mesmo remotamente, já que a “chave” para abrir a plataforma é o Certificado Digital. Além de ser utilizado para a autenticação, o Certificado também pode ser inserido na rotina da equipe para a autorização de transações e processos e assinatura de documentos. E o melhor: o colaborador não precisa estar nem em home office, quero dizer alocado em um lugar fixo, para que essas atividades sejam executadas.

Hoje, já existe a versão Mobile ID do Certificado Digital, que é armazenada no smartphone ou tablet. Ou seja: de onde estiver, o colaborador pode acessar o que precisar para autorizar ou assinar um documento. Contratos podem ser formalizados enquanto o tomador de decisão está aguardando um voo, por exemplo. Autorizações ao contador, que cuida dos negócios da empresa, podem ser enviadas remotamente também. Tudo isso com apenas alguns cliques e rapidamente, porque o Certificado está no celular ou tablet, acessórios que se tornam cada vez mais indispensáveis nos dias atuais.

Costumo sempre brincar: uma pessoa pode se lembrar de que no meio de um trajeto que esqueceu a carteira e mesmo assim seguir em frente. Mas se tiver esquecido o celular, certamente, entra em pânico e retorna para buscá-lo, porque é lá que estão seus contatos profissionais, o aplicativo de mensagens instantâneas, a agenda de compromissos do dia e, agora, a Identidade Digital, que é o Certificado.

Com a mobilidade proporcionada pela nova versão de Certificado Digital, a rotina da empresa não precisa parar pela falta da presença física de quem decide. Tudo pode ser resolvido remotamente e com a segurança da Certificação Digital.

O investimento na tecnologia mobile, sem dúvida, é um caminho natural para as empresas que querem melhorar seus processos e, ao mesmo tempo, proporcionar mais qualidade de vida aos seus colaboradores.

mobilidade-e-a-chave-do-negocio
  *Maurício Balassiano é diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign

 

Assinar documentos com apenas um toque na tela do celular ou tablet já é uma realidade ao alcance de todos. Modernize o seu modo de assinar documentos Conheça o Mobile ID.

Compartilhe

Deixe seu comentário