Motivação para crescer profissionalmente

0

Mais do que uma profissão, a Contabilidade é algo apaixonante. Mas, como todos os amores, nem sempre é fácil de vivenciá-la. A carreira é repleta de desafios, que podem desanimar aqueles que não estão dispostos a pagar algum preço para trabalhar com o que lhe exige algo novo a cada dia, ou motivar aqueles que enxergam o crescimento que essa vivência pode proporcionar.

Confira os 6 maiores desafios de 2018 para os Contadores

Gestão

Como você, amigo Contador, a essa altura já sabe, a era dos “darfistas” acabou. O que significa que o mercado exige muito mais de profissionais da sua área de atuação do que ser a ponte entre os órgãos arrecadadores e as empresas, como ocorreu ao longo do último século. É preciso pensar em gestão, em como os seus conhecimentos podem fazer com que o seu cliente cresça de maneira sólida e competente.

Obrigações acessórias

A grande questão é: como conseguir tempo para parar e pensar nas diferentes informações que podem ajudar o empresário a gerir uma empresa, tendo que administrar as diversas obrigações acessórias que atolam as memórias dos computadores? É Dirf daqui, eSocial dali, balanço acolá… Ser um diferencial dá trabalho.

Organização do tempo

Uma boa organização do tempo pode ser uma ferramenta poderosa, permitindo que você se concentre em uma coisa de cada vez. Delegar as funções a quem elas realmente cabem também é essencial. “Daí ao Contador o que é do Contador, ao RH o que é do RH e ao gestor o que é do gestor” é uma máxima que pode fazer a diferença no resultado das suas atividades.

Tributos

Parte operacional dos tributos não pode ser deixada de lado. Qualquer atraso, informação incorreta ou omissão de informação pode gerar multas, muitas vezes altas, altíssimas até. É, portanto, necessário ser preciso e eficaz para desenvolver um bom trabalho, o que nos traz mais um ponto de reflexão: a obrigação de estar constantemente atualizado.

Manter-se atualizado

Entra mês, sai mês, e, praticamente, todos os dias algo muda na Contabilidade. Seja um novo componente do Sistema Único de Escrituração Digital – Sped, uma nova obrigação acessória, ou a alteração em uma das normas que já fazem parte da rotina. A questão é que manter-se atualizado diante de tantas novidades fica difícil, memorizar o que mudou também.

Isso exige tempo, dedicação e, muitas vezes, o retorno às salas de aula, para agregar e atualizar conhecimentos por meio de cursos, palestras ou até especializações.

Novas tecnologias

Um desafio: aprender a lidar com as novas tecnologias. O meio papel agora é secundário, o que intensifica a sua relação com o computador, tornando-a cada vez mais próxima. Eis a parte boa: essa ferramenta te ajuda a otimizar o seu tempo, a se organizar e até mesmo te permite validar documentos à distância, com o uso do Certificado Digital, uma das principais ferramentas da rotina do Contador .

Bom, se você ainda está lendo esse texto, é porque sabe que tantos desafios não são razões para desanimar, mas são motivações. Sim, motivações, porque se você é capaz de superar tantas adversidades, certamente ganha espaço no mercado de trabalho. Passa a ser disputado por grandes empresas, pelo seu enorme potencial. Isso se reflete na sua perspectiva de carreira e até mesmo no ganho de salário – o que não faz mal a ninguém, não é verdade? O caminho é claro – invista em você, no seu crescimento, e leve esse conhecimento para beneficiar os seus clientes, que o sucesso chegará.

Você também pode gostar de: Seja um Contador Masterchef!


Compartilhe

Deixe seu comentário