Mulher contabilista: ascensão histórica

3

O público feminino vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade. Ao longo da história da humanidade homens e mulheres desempenharam papéis sociais muito diferentes.

Porém, com o desenvolvimento das novas tecnologias, o trabalho intelectual ganhou maior representatividade na cadeia produtiva, dando condições cada vez mais favoráveis para a inserção da mulher em diferentes ramos de atividade.

Na Contabilidade, este cenário é ainda mais expressivo. A participação das mulheres em entidades da classe, e principalmente, nas atividades contábeis, vem crescendo ano após ano.

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, divulgados em agosto de 2014, em 10 anos, mais de 85 mil mulheres ingressaram na área. São 207 mil contadoras registradas, o que representa 41% do total de profissionais ativos da profissão em todo o País. O Estado de São Paulo concentra o maior número, com 138.808 profissionais.

Este número crescente das profissionais femininas fez com que as entidades da classe olhassem com outros olhos sua importância, criando comissões, departamentos específicos e até congressos com o objetivo de fortalecer os laços entre a categoria, promovendo o aprimoramento técnico-cultural e desenvolvendo ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, destacando seu papel e sua importância no contexto social.

Compartilhe

3 Comentários

  1. Pingback: A observação para alcançar o sucesso – King Contabilidade | Certisign Explica

  2. Pingback: JUCERN disponibiliza contrato padrão | Certisign Explica

Deixe seu comentário