Navegue com segurança no Dia da Internet Segura

0

É preciso entender que sim, é seguro comprar e fazer diversas operações na internet. Desde que sejam tomadas algumas medidas que garantam essa segurança. Como em qualquer lugar, quando não agimos com cautela, a internet pode ser um ambiente inóspito.

O Dia da Internet Segura (06/02) nos impulsionou a dar dicas simples de como usar a rede com segurança, tendo apenas um pouco mais de cuidado com as informações compartilhadas. Estar atento às melhores práticas sobre como evitar fraudes na rede confirma a máxima que diz que “o seguro morreu de velho”.

As armadilhas estão aí a nos espreitar. Uma prática conhecida como Phishing é nada menos que falsos e-mails enviados por fraudadores a usuários comuns, tentando passar que se passam por empresas ou instituições de grande reconhecimento no mercado a fim de lesioná-los.

Dicas para navegar com segurança

  • Mantenha o seu computador com anti-vírus sempre atualizado.
  • Verifique se o site em questão começa com a sigla “HTTPS//”, o que indica que o ambiente no qual você encontra-se online, é seguro e seus dados serão criptografados.
  • Evite comprar ou fazer pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas, mais suscetíveis a ataques. Uma rede aberta pode ser propositalmente disponibilizada para atrair usuários, a fim de interceptar o tráfego e coletar dados pessoais.
  • Verifique a existência de conexões seguras e não forneça seus dados bancários a sites que não possuem certificados de segurança.
  • Procure pelo Certificado SSL Site Seguro: Observe se a página possui selo de segurança. Ao adquirir o Certificado SSL, você tem direito ao Selo Site Seguro. Ele tem duas funções: autenticar e identificar o site e criptografar as informações que transitam na plataforma, protegendo os dados do usuário.
  • Além do https://, o selo de segurança habilita um ícone de cadeado verde logo ao lado do endereço da página no navegador, sendo o último elemento para confirmar que o site está protegido.

Não peque por ingenuidade ou falta de informação.

Bancos, lojas e canais de TV são os grandes escolhidos para que você caia nestas fraudes citadas anteriormente, por transmitirem confiança e segurança que empresas de outros setores não conseguem. São pequenas atitudes que te livrarão de danos (morais e materiais) que você pode estar suscetível diariamente.

Você pode gostar de:

Se você tem um Certificado Digital Certisign, acesse o Clube de Vantagens Certisign e aproveite os descontos exclusivos nas maiores lojas virtuais do país.


Fonte: Internetsegura.org com informações Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário