Noclar: Contador terá de reportar irregularidades dos empresários

0

A partir do ano que vem, o Brasil deve adotar uma nova norma internacional que mudará a vida dos profissionais da Contabilidade e auditores independentes: eles estarão obrigados a informar às autoridades competentes qualquer descoberta de desvios de leis e regulamentos, como práticas de corrupção, lavagem de dinheiro e determinação deliberada de não pagar impostos e contribuições.

Parece que o cerco está se fechando cada vez mais: no exercício de suas funções, eles terão de delatar as irregularidades (e as suspeitas de irregularidades também), como determina a norma, conhecida como Noclar, que significa não conformidade com leis e regulações, na sigla em inglês.

Como reportar irregularidades dos empresários

Para aqueles que têm medo de represália, não é preciso se preocupar porque o sigilo profissional estará garantido! Vale lembrar que desde 2014, os Contadores e as empresas de serviços contábeis já são obrigadas a denunciar às autoridades competentes operações suspeitas de lavagem de dinheiro e corrupção. Portanto, denunciar atos ilícitos está se tornando uma tendência principalmente para os profissionais contábeis que têm contato direto com o “problema”, desde seu nascimento e enquanto este se desenrola.

Não podemos esquecer que o profissional contabilista tem papel fundamental em meio à sociedade, uma vez que seu trabalho é gerar informação de bens, dinheiro e patrimônio – o conteúdo fundamental no processo decisório da gestão das organizações de todos os portes e segmentos – as maiores geradores de riquezas do Brasil.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário