Nova geração de televisores: Smart TV

0

Elas surgiram para atender os telespectadores conectados! O modelo Smart TV é uma geração de televisores compatíveis com a internet que permitem ao usuário se conectar as redes sociais, e muito mais, enquanto assistem a um programa. Nas versões mais modernas, ainda é possível usar o comando de voz e gestos para fazer postagens.

Televisão e internet

Ao todo são três possibilidades de acesso por meio de Wi-Fi:

Smart TV com Wi-Fi Integrado: este modelo vem com um adaptador capaz de captar o sinal Wi-Fi da sua casa e, assim, se conectar a internet. É a opção mais prática (e um pouco mais cara também), já que não depende de nenhum acessório.

Smart TV com Wi-Fi Ready (ou suporte para Wi-Fi): este modelo também funciona com o sinal da internet sem fio, mas exige o uso de um adaptador para receber esse sinal. Normalmente este adaptador (também chamado de dongle) se conecta à TV por uma porta USB, pode ser vendido separadamente ou disponibilizado gratuitamente por alguns fabricantes.

Smart TV com acesso por LAN (cabo RJ45): esse foi o primeiro modelo de Smart TV do mercado. O acesso à internet é feito por meio de um cabo conectado diretamente no modem, como um computador.

Sinônimo de conectividade

Outro grande benefício da TV com internet é a sua integração com outros dispositivos, que pode ser feita com fio, por meio de conexões como HDMI, MHL e USB, ou sem fio, com as tecnologias DLNA, NFC e Bluetooth. Sendo assim, antes de escolher seu modelo de Smart TV, verifique se ela é compatível com seu smartphone, tablet, Blu-Ray Player etc.

Estas conexões servem para compartilhar conteúdo, exibir arquivos armazenados em outras fontes e até espelhar a tela da Smart TV em um tablet ou smartphone e vice-versa.

O valor varia entre R$ 1.400,0 a R$2.000,00.

Dicas de compra

Comece a sua escolha pelo tamanho da tela. Considere o tamanho da sala onde a TV será instalada, para não escolher um tamanho grande demais para um local pequeno e vice-versa.

Tenha em mente também qual é a tecnologia de tela você prefere (LED, LCD, 3D, Plasma), o design (fina, ultrafina, com ou sem moldura) e a resolução (HD-Ready, Full HD ou UltraHD).

Fique atento ao tipo de conexão de internet da TV. Modelos antigos usam cabo de rede; mais novos dependem de receptores Wi-Fi externos ou vêm com eles embutidos.

Cada fabricante tem sua própria plataforma de navegação na internet. Algumas restringem acesso a sites e aplicativos; outras permitem acesso livre a sites e permitem baixar apps.

Por fim, veja se há itens extras, como câmera, controle remoto inteligente, controle por voz ou por gestos, óculos 3D, recursos de áudio etc.

Fontes: Zoom e Tecnologia UOL

Relacionadas:

Equipamentos sem fio indispensáveis. Quando eles surgiram?

Quando surgiram os primeiros computadores?

Compartilhe

Deixe seu comentário