Novidade à vista: 5 tecnologias que foram descobertas no Brasil

0

Nesta semana, comemoramos uma importante descoberta: a do nosso país. Dificilmente você encontrará alguém que não conhece essa grande descoberta de Cabral, mas o que talvez nem todo mundo conheça, são outras importantes descobertas feitas em nosso país, ou por brasileiros.

5 tecnologias que foram descobertas no Brasil

Radiotransmissão

Em 1900, o Brasil já revolucionava na área da ciência. Isso graças a nada mais, nada menos que um padre gaúcho chamado Roberto Landell de Moura, um dos responsáveis pelo invento do rádio.
Ele foi o primeiro a realizar uma transmissão de voz via máquina, sem ajuda de fios, utilizando ondas eletromagnéticas e modulação do som. Infelizmente, por falta de apoio do governo, apenas algumas das suas patentes foram reconhecidas. Revés que não aconteceu com o italiano Marconi, que acabou com a fama de inventor do rádio.

Trem Maglev

Esse tipo de transporte não é exatamente uma novidade e já está presente em diversos países. Mas isso não significa que o Brasil não tenha sua cota de participação nessa tecnologia. A Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveu o Maglev Cobra, uma versão de implantação mais simples e consumo quase nulo, exceto nitrogênio líquido que é muito mais barato.

Banner Clube de VantagensBina

Dá para imaginar um telefone celular atual que não tenha o recurso de reconhecer o número de quem está ligando? Pois o responsável pelo desenvolvimento desse recurso também foi um brasileiro chamado Nélio Nicolai. O eletrotécnico mineiro recebeu reconhecimento internacional na década de 80 pela sua invenção, para em seguida se envolver em polêmicas com as operadoras de telecomunicação brasileiras que estavam vendendo seu aparelho sem a devida autorização.

Motor movido a Etanol

Antes da década de 70, o engenheiro urbano Ernesto Stumpf desenvolveu e patenteou uma série de peças que constituíam o primeiro motor a álcool, invenção que ganhou grande destaque durante a primeira grande crise do petróleo. O governo brasileiro acabou lançando o Pró-Álcool e, atualmente, o país tornou-se o segundo maior produtor do combustível, maior exportador e primeiro a atingir a condição de uso sustentável em etanol.

E a Certificação Digital?

Apesar de não ser a criadora da tecnologia, a Certisign foi a pioneira do segmento, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. E você? Já deu uma de Cabral e descobriu a facilidade que é trabalhar com um Certificado Digital Certisign? Com ele você pode declarar seu Imposto de Renda na maior facilidade ou ainda assinar documentos e contratos eletrônicos com segurança e validade jurídica. Não fique aí a ver navios, adquira hoje mesmo o seu.

Não deixe para a última hora o seu IRPF! Se você ainda não tem Certificado Digital, adquira aqui o seu e usufrua da declaração pré-preenchida e muito mais.

Compartilhe

Deixe seu comentário