Novo Conectividade Social: agora, com certificado digital ICP Brasil.

156

Atenção, empregadores e empregados de Santa Catarina e, em breve, de todo o Brasil: o envio de informações do FGTS e de seus documentos está mudando com o novo Conectividade Social. A partir deste ano, o aplicativo vai deixar de ser utilizado em certificação própria da Caixa para aderir ao certificado digital ICP Brasil.

A Caixa Econômica Federal – gestora do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – iniciou em final de 2010 um ciclo de palestras para sensibilizar os empregadores e profissionais catarinenses da área contábil para o uso da nova versão do aplicativo, que traz algumas novidades para 2011 graças ao novo sistema de envio.

Para que serve o Conectividade Social?

O aplicativo e seu certificado são obrigatórios para recolher o FGTS e para o envio da GFIP – Guia de Informações do FGTS e à Previdência Social. Serve também para receber comunicados genéricos da Caixa com relação ao FGTS e também para envio de informações do Aplicativo GRRF – Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS.

Via internet, usando o mesmo certificado próprio da Caixa, o Conectividade Social Empregador – CSE, permite consulta de saldos do FGTS, informar desligamento de trabalhadores, retificar informações, emitir procuração eletrônica, entre outras funções.

O que muda com a Conectividade Social ICP?

Com a Certificação Digital ICP – substituindo a certificação própria – a Caixa pretende dar mais segurança no envio das informações e também permitir novas funcionalidades – tudo 100% via internet.

O que deve ficar de fora é o uso do Aplicativo GRRF, que ainda continuará utilizando o programa Conectividade Social, mas que terá seu envio de dados feito também com a Certificação Digital via internet.

Com o Conectividade Social ICP, poderá ser possível consultar divergências no cadastro das empresas e até emitir guias para pagamento dessas diferenças. Serão também enviadas mensagens personalizadas ao empregador.

O empregador também poderá passar procuração eletrônica, com validade de um ano, somente para quem tenha também Certificação Digital, seja pessoa física ou jurídica. Assim, poderá outorgar poderes para seu colaborador ou escritório contábil com total segurança.

Quando entra em funcionamento?

Os certificados atuais têm validade até 30 de junho de 2011. Até lá, o projeto-piloto do Conectividade Social ICP – que está em fase de testes em algumas empresas de Santa Catarina – deverá ser expandido para todo o Brasil, culminando então com a utilização obrigatória do novo Certificado Digital a partir de 1º de julho de 2011.

Entretanto, esse cronograma ainda pode sofrer alterações. Neste caso, o prazo é prorrogado para 1º de janeiro de 2012, se não forem concluídas todas as funcionalidades e corrigidos os problemas até a data prevista.

Requisitos do certificado

O padrão será o Certificado Tipo A3, aquele que é gravado em cartão inteligente ou token como mídias armazenadoras, e não simplesmente gravado no computador do usuário, como o padrão A1. Para as pessoas físicas que tenham vínculo empregatício com pessoa jurídica, será necessário que seja incluído o número do PIS no ato da sua certificação digital.

RETIFICANDO − Diferente do informado acima, tanto o modelo A1 quanto o A3 podem ser usados no acesso à Conectividade Social ICP. Vale ressaltar que se o Certificado Digital for um e-CPF, o portador deverá incluir o número do PIS junto à Caixa Econômica Federal ou adquirir um novo e-CPF e vinculá-lo ao CEI.

Mesmo podendo ser prorrogada a obrigatoriedade, atenção: se você ainda não tem um certificado digital é melhor garantir o seu o quanto antes! Ele poderá ser exigido já em julho, caso dê tudo certo com o Conectividade Social. Coloque na agenda de sua empresa e conte com a Certisign.

Confira mais informações no nosso guia de postagens sobre Conectividade Social ICP.

Fonte na íntegra: Zenaide Carvalho, do Portal Administradores

Não importa se é pessoa física ou jurídica. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.

Compartilhe

156 Comentários

  1. Olá Renato, tudo bem?

    É obrigatório o uso do Certificado A3, provavelmente por uma questão de segurança!

    Um abraço,

  2. Telêmako Frageris on

    Olá,

    Gostaria de saber onde encontro as diretrizes da CEF do tipo de certificado que será exigido.

    Obrigado

  3. JOSE VALDIR PEIXOTO on

    GOSTARIA DE SABER SE É OBRIGATORIO FAZER CONECTIVIDADE SOCIAL ICP PARA EMPRESAS QUE NÃO TEM EMPREGADOS OU SEJA SO DECLARA PARA PREVIDENCIA O PRO LABORE PARA PREVIDENCIA

  4. Boa Tarde!

    Gostaria de saber se as empresas que já possuem seu e-CNPJ (para transmissão de declarações tais como DACON, DCTF, DIPJ…) poderão usar o mesmo para acessar a Conectividade Social ICP.

  5. sou de um escritorio de contabilidade e gostaria de saber se todosos meus clientes terão que fazer o conectividade ICP ou se necessito somento a do escritorio..??

  6. Bom dia.

    Para empresas com mais de uma filial, é necessário um certificado digital para cada CNPJ ou com o da matriz é possível acessar todas as unidades?

    Obrigada,
    Deizi

  7. Quem já possui o A3 o que enviamos DCTF e DACON, precisa adquirir outro específico? Ou pode ser este mesmo?

  8. Minha empresa possui uma filial, sendo que as informações são descentralizadas, a matriz possui certificação, terei que certificar a filial também para o envio de arquivos?

  9. A empresa possui uma filial, sendo que as informações são descentralizadas, a matriz possui certificação, terei que certificar a filial também para o envio de arquivos?

  10. Como a empresa deve proceder para adquirir o certificado digital? Qual ela deve ter o e-cpf ou e-cnpj? qual a diferença?

    Obrigada

  11. no caso de cliente de contabilidade, o contabilista tendo o certificado digital e-cnpj ou e-cpf, apenas a procuração basta ou cliente é obrigado a ter o certificado digital passando a procuração do seu e-cnpj para o e-cpf do contabilista ?

  12. SOU CONTADOR AUTONOMO NÃO TENHO CNPJ, USO RPA, VOU PODER TER UMA PROCURAÇÃO DE MEU CLIENTE PARA CONTINUAR FAZENDO SUA FOLHA?

  13. quais os documentos necessarios para requerer os documentos para requerer o Certificado Digital iCP Brasil para fins da conectividade social ? no aguardo Obrigado!

  14. No caso de uma empresa que já possue o e-CPF, será necessário que ela compre o e-CNPJ para o envio da GFIP(interrrogação), ou com o e-CPF eu conseguirei enviar (obs. meu teclado não está pegando a interrogação).
    Obg!

  15. Tarcia,

    Caso essa empresa não necessite de e-CNPJ, o acesso pode sim ser feito com o e-CPF. Mas, para isso é necessário ir a uma agencia da Caixa e solicitar a vinculação do cpf com o registro do NIS /PIS /PASSEP.

    Obrigado!

  16. Valdeci Gode de Vasconcelos,

    No blog temos vários posts sobre Certificação Digital e Conectividade Social ICP. Confira sempre nossas atualizações para entender melhor sobre o assunto.

    Obrigado!

  17. Adriana,

    Para acessar à Conectividade Social ICP você pode utilizar esse mesmo Certificado.

    Obrigado!

  18. Cristiane,

    As empresas que já possuem e-CNPJ, poderão usar o mesmo Certificado para o acesso à Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  19. Jose Valdir Peixoto,

    No caso de trabalhador autônomo ou doméstico, os serviços da Conectividade Social ICP são necessários. Para isso é requerido um e-CNPJ ou e-CPF com os dados do PIS/NIS/CEI que podem ser cadastrados em uma agência da Caixa.

    Já se a empresa atender outro setor, sua pergunta teria que ser mais detalhada para podermos responder.

    Obrigado!

  20. jorge roberto on

    Estou também com esta dúvida, pois as informações que obtive até agora é que somente “empregado” da empresa pode ser outorgado por procuração, ou seja, tem que estar registrado na empresa. Como fica isso???

  21. Gostaria de saber aonde pode ser feito o certificado digital ICP-BRASIL por que não consgo achar!!

  22. Boa tarde!!! os clientes do escritório onde trabalho são produtores rurais (pessoa física) eles utilizam o CNPJ somente para identificar Nota Fiscal, e registram funcionários com CEI, qual certificado devo utilizar nesse caso o e-CNPJ serve para tudo? ou seria e-CPF? Por favor me ajudem…

  23. Carolina,

    Se seus clientes já possuem CNPJ seria interessante que eles fizessem um e-CNPJ, mas também há a possibilidade de se fazer um e-CPF e vincular os dados do PIS/NIS/CEI em uma agência da Caixa para que ele fique apto ao acesso à Conectividade Social ICP.

    Vale lembrar que o escritório de contabilidade ou o contador responsável também terá que ter um certificado para receber a outorga de poderes por meio da procuração eletrônica.

    Para mais informações acesse o post: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-certificados-digitais-e-suas-funcionalidades/

    Obrigado!

  24. Bom dia, trabalho num escritorio de contabilidade e não possuimos CNPJ, gostaria de saber se vou conseguir receber as outorgas de procuração de meus clientes com meu e-cpf ou se vou ter de me inscrevr como pessoa juridica e adiquirir o e-cnpj?
    desde ja obrigado.

  25. Bom dia!!!
    Trabalho em um escritório de contabilidade e temos um cliente que possui 3 CEI`s, precisamos fazer um e-CPF para cada CEI ou apenas 1 e vinculamos os demais?
    Obrigada.

  26. Aline,

    O CEI só pode ser vinculado a um certificado, por isso seu cliente terá que adquirir um e-CPF para cada CEI que possui. Lembrando que para mais de um e-CPF a aquisição dos mesmos deverá ser em grupos diferentes.

    Obrigado!

  27. Quando você fala em e-CPF que deverá ser em grupo diferent: O que são grupos diferentes?

  28. Bom dia Ja usamoso certificado A1 para emissao de NFepodemos utilizar ele ou deve ser um certificado especifico ?
    Obrigado

  29. Wash Moratti,

    Se o certificado em questão for um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo), ele pode sim ser usado no acesso ao Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  30. eu tenho que instalar no meu computador o programa da certificação e comparece auma agencia da caixa para continuar o procedimento e tirar o boleto.

  31. Olá Temos um certificado com acesso a Receita Federal, este será que posso ter acesso a conectividade ICP

  32. Marcel,

    Se o documento usado for um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como exemplo, o e-CNPJ) ele pode sim ser usado no acesso ao Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  33. Neli Akemi Izaki Alves on

    Com o Certificado A3 em tokem, consigo acessar receita Federal, Prefeitura , INSS e Conectividade?
    Qual é o mais seguro em caso de falha de dados?
    (ou seja qual sistema não dá “pau”?)
    Agradeço de puder me ajudar.

    Obrigada

  34. Lu,

    Esse processo era feito para o acesso ao antigo Conectividade Social que utilizava o programa CNS e também o “Conexão Segura” e exigia um Certificado Eletrônico emitido em disquete. Para utilizar a nova versão, que é o Conectividade Social ICP, é necessário um Certificado Digital ICP-Brasil instalado ou conectado ao computador e o acesso é feito pelo portal: https://conectividade.caixa.gov.br/

    Para mais informações, consulte nossa guia de postagens sobre o assunto: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  35. Marinete,

    Toda empresa precisa da Certificação Digital para o acesso ao Conectividade Social ICP. No caso das filiais, cada uma precisa do seu Certificado Digital ICP-Brasil, ainda mais se as informações forem descentralizadas.

    Obrigado!

  36. Deizi Castelani,

    Quando algum documento é transmitido via certificação digital, o mesmo será assinado com as informações que constarem no certificado, ou seja, caso possua algum arquivo da filial para assinar e que o mesmo deve ser identificado por dados da filial, haverá necessidade de um certificado para a filial.

    No acesso ao Conectividade Social ICP também é necessário que tanto a matriz quanto a filial tenham o Certificado Digital.

    Obrigado!

  37. Vanessa,

    Toda empresa precisa da Certificação Digital para o acesso ao Conectividade Social ICP. No caso das filiais, cada uma precisa do seu Certificado Digital ICP-Brasil, ainda mais se as informações forem descentralizadas.

    Obrigado!

  38. oi , gostaria de saber se minha m.e. com cnpj tudo certinho tem que fazer parte dessa certificação mesmo não tendo nenhum funcionário registrado
    ..obrigado

  39. Claudia Ponso on

    Ola, meu cliente tem uma empresa sem empregados, ele teria que ter o certificado A3, porem ele tem um empregado domestico, registrado pelo cpf dele, ele teria que ter 2 certificados? um e-cnpj e um e-cpf? ou com o e-cnpj ele pode realizar as transações de pessoa fisica?

  40. Fabricio,

    Se você for acessar o Conectividade Social ICP em nome dessa empresa para transmitir informações ao FGTS ou à Previdência Social, será sim necessária a aquisição de um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo).

    Obrigado!

  41. Neli Akemi Izaki Alves,

    O Certificado Digital de Pessoa Jurídica te dá acesso a todos esses canais e sistemas mencionados.

    Sobre a questão da segurança, o Certificado ICP Brasil utiliza procedimentos matemáticos e lógicos complexos que asseguram a segurança de todo processo feito com essa tecnologia. Com relação a diferença de modelos A1 ou A3 (emitido em token ou cartão) a diferença diz respeito somente à validade, benefícios e serviços agregados ao produto e não interfere de nenhuma forma na qualidade, eficácia ou segurança desse certificado.

    Obrigado!

  42. Jair,

    Para a aquisição de dois e-CPFs, por exemplo, o cliente tem duas opções: adquirir dois tipos diferentes de Certificado Digital, como um A3 e um A1 da Certisign. Ou então adquirir em grupos diferentes, ou seja, adquirir cada certificado em uma Autoridade Certificadora.

    Porém, pensando nessa demanda, a Certisign criou um produto específico para o uso no Conectividade Social ICP, trata-se do e-PF, que pode ser adquirido na quantidade que o cliente precisar. Para mais informações, consulte o hotsite da Certisign sobre Conectividade Social ICP:
    http://www.certisign.com.br/hotsite/conectividadesocial/empregador-pessoa-fisica.html

    Obrigado!

  43. Olá Temos um certificado digital que o contador que faz nossa escrita usa em nome de nossa empresa, posso usar este certificado para enviar informações do FGTs.
    Alem disto temos duas empresas, ramos diferentes sócios diferentes posso usar este certificado que esta com o contador para enviar as informações, e quanto ao PIS/NIS como fasso para cadastrar neste certificado que esta com o contador.
    Como todos falam que é nescessário a inclusão do PIS/NIS se não, não tem como acessar o sistema.

  44. Marcel,

    Para o acesso ao Conectividade Social ICP, as empresas precisam do Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Como são duas empresas diferentes, cada uma delas vai precisar da sua própria certificação.

    Com relação a inclusão do NIS, fizemos posts sobre o assunto: http://www.certisignexplica.com.br/certificado-digital-com-nis-e-cei-como-proceder/ e http://www.certisignexplica.com.br/certificado-digital-com-nis-e-cei-como-proceder-%E2%80%93-parte-2/

    Para mais informações sobre a nova versão do Conectividade Social, acesse nosso guia de postagens: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  45. Bom dia, tenho uma duvida sobre os certificados;
    bom pelo que sei tanto o escritório de contabilidade
    quanto seus clientes precisam ter o Certificado
    para o mesmo fazer a procuração eletronica ortagar!
    pois beim, temos um escritório de contabilidade e
    vamos comprar o Certificado A3 cartao mais leitora compativel, minha duvida é se meus clientes precisam
    comprar a leitora de cartao tambem? se só o cartao compátivel pois usaria minha leitora para ortagar e acessar o certificado deles.
    Pode haver essa possibilidade?

  46. Alisson,

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    No caso do acesso ao Conectividade Social ICP, cada empresa precisa ter a sua certificação e esse documento deve ficar em posse de seu titular. Por isso, é necessário que seus clientes adquiram o Certificado Digital, que pode ser no modelo A1 (armazenado no driver do computador) ou A3 emitido em cartão ou Token.

    Obrigado!

  47. Peço uma orientação já tenho o certificado digital do cliente, como fazer a procuraçao no meu computador? Para obter extrado de FGTS e fazer rescisão.

  48. Joaz,

    O Certificado Digital ICP-Brasil deve ficar em posse de seu titular. Para a outorga, seu cliente deve acessar o portal do Conectividade Social ICP com o certificado dele e no canal habilitar o repasse de poderes para o seu certificado.

    Obrigado!

  49. Boa tarde, gostaria de saber o seguinte:

    Trabalho numa contabilidade no setor de RH, e a pessoa responsável pelo fiscal está fazendo essa nova conectividade na caixa das empresas, também preciso fazer ou basta q um setor faça para q todos tenham acesso?

  50. Kátia,

    O acesso ao Conectividade Social ICP só é permitido com a Certificação Digital ICP-Brasil. Para que você também acesse o canal, será necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física com o NIS nele e pedir que o titular do Certificado Digital de Pessoa Jurídica lhe outorgue poderes.

    Obrigado!

  51. Boa tarde!
    A empresa que tem mais de 500 empregados e ainda não está sendo feita a transmissão via conectividade ICP brasil pode sofrer alguma penalidade ou pagar multas? Quais são?

    Fiquei sabendo que a obrigação da utilização do icp-brasil é apartir de janeiro/2012. Isto é verdade?

    Navegando neste site, vi que os prazos para a obtenção do certificado icp brasil, para quem tem mais de 500 empregados foi em maio/2011. Quais as consequencias para quem ainda não obteve esse certificado?

    Obrigada!

  52. ola
    gostaria de saber qual o prazo maximo qe se pode passar uma procuraçao.
    e tbm se meu contador tem uma procuraçao minha dando poderes a ele,se meu certificado vencer e eu nao renova-lo isso anula ou bloqueia a procuraçao eletronica?
    desde ja
    obrigado!!

  53. Ana,

    O cronograma da CAIXA é um guia referencial para que as empresas adquiram a Certificação Digital e se habituem a nova versão do canal.

    Não há nenhum tipo de multa para as empresas que perderam o prazo, porém em dezembro o antigo programa CNS e o “Conexão Segura” serão desabilitados e o acesso será feito apenas pelo portal.

    Obrigado!

  54. Antonio,

    O portal do Conectividade Social ICP permite outorgar poderes por 1 ano, depois desse período é possível renovar a procuração. Quando o certificado é revogado ou expirado, a procuração continua sendo válida.

    Obrigado!

  55. entao se meu certificado expirar e eu ja tiver passado uma procuraçao para meu contador ,nao preciso renova-lo?

  56. Antonio.

    Não. Segundo a seção de perguntas frequentes do site da CAIXA, essa procuração será válida até a data de sua expiração.

    Obrigado!

  57. Olá

    Tenho uma duvida, as empresas que penas tem pro labore precisa emitir o Certificado Digital ref a Conectividade Social?

    Obrigada!

  58. Michele,

    Segundo a CAIXA, todas as empresas que precisam acessar o Conectividade Social ICP, para a comunicação com o FGTS ou com a previdência social, necessitam do Certificado Digital ICP.

    Obrigado!

  59. boa noite
    gostaria de saber se para acessar o conectivade social icp é necessario esta com o certificado digital inserido no computador

  60. Emerson,

    Sim, para usar a nova versão do canal da CAIXA é necessário estar com o Certificado Digital ICP instalado ou conectado no computador.

    Obrigado!

  61. Adriana Santos on

    Caso a empresa só tenha retirada de prolabore ela é obrigada a ter ate o dia 01/01/2012 o novo certificado digital ICP?

  62. Adriana Santos,

    Se essa instituição se comunica com o FGTS ou com a Previdência Social por meio do canal da CAIXA, ela terá que adquirir a certificação, pois sem esse documento não é possível acessar o canal.

    Obrigado!

  63. Não estou conseguindo fazer e transmitir a GRRF de uma rescisão pelo novo Conectividade ICP.
    Pelo que eu li no manual , eu tenho que criar um arquivo para transmitir pelo novo ICP.
    —-
    E O Conexão Segura que tem a opção para simular e Criar a GRRF, ? Ficará sem utilidade ?
    Sim, por que se eu fizer a simulação, o programa já vai me dar a GRRF para eu imprimir e como eu iria Transmiti-la ?
    Gostaria de receber orientação no meu e-mail se possivel.
    Obrigado

  64. Luis Sergio Gayani,

    Com o Conectividade Social ICP, tanto o programa CNS como o “Conexão Segura” serão desativados. Para gerar a GRRF, você deve baixar o programa disponível no site da CAIXA e transmitir os arquivos por meio do portal da nova versão do canal.

    http://www1.caixa.gov.br/download/index.asp opção FGTS – GRRF

    Obrigado!

  65. Para renovar a procuração eletronica vencida pelo prazo de um ano, autorgando poderes ao escritorio de contab, é preciso entrar novamente com o certificado eletronico da empresa?

  66. Sormane,

    Sim, toda e qualquer ação feita por meio do portal do Conectividade Social ICP necessita da Certificação.

    Obrigado!

  67. Gostaria de saber se a empresa que possui o Cartão NF-e Tipo A3 especifico para emissão de Nota fiscal eletrônica poderá usar o mesmo para enviar as informações a Caixa Econômica Federal ou ate mesmo cadastrar uma Procuração para o contador que possui o e-CPF dentro da normas exigidas ou só é possível o uso do -CNPJ e o e-CPF para o envio dessas informações???

    Obrigada.

  68. DALILA GONCALVES on

    Bom Dia !!

    Gostaria de saber se a empresa MEI sera obrigatoriamente ter o certificado no caso de tiver funcionario

  69. Fernanda,

    O certificado NF-e só permite a emissão de notas fiscais eletrônicas e não é habilitado para o Conectividade Social ICP. Para acessar a nova versão do canal da CAIXA, é necessária a aquisição de um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo).

    Obrigado!

  70. Dalila Gonçalves,

    Todas as empresas que precisam acessar o Conectividade Social ICP, para a comunicação com o FGTS ou com a Previdência Social, necessitam do Certificado Digital no modelo ICP.

    Obrigado!

  71. olá, gostaria de saber no caso de uma empresa ME, quais documentos necessários para fazer o certificado digital

  72. Olá, sou de novo..
    olhei a documentação, e la pede o contrato da empresa e as alterações, e quando for la pegar o certificado todos os socios tem que estarem presentes? Porque na minha empresa tem dois socios, mais um tem 99% da empresa, vai ser preciso ir os dois?

  73. Boa tarde!
    Eu faço a transmissão dos arquivos da sefip, e quando fui fazer nesse mês de novembro pelo icp-brasil, deu erro.
    Eu comprei o e-cnpj no nome do diretor da empresa, mas ele não faz parte da folha de pagamento desta empresa, ele é empregado de outra empresa do grupo.
    Minha pergunta: além do e-cnpj, eu terei que comprar um e-cpf pra mim ou o chefe do setor pessoal (pessoas que estejam com o nit/pis válido e participante da folha de pagamento), e fazer uma procuração do diretor para mim ou chefe do setor pessoal para podermos transmitir o arquivo sefip?
    qual o procedimento a seguir?
    No aguardo! Obg!

  74. É necessário certificação para as filiais que recolham FGTS de maneira Individualizada. Se o recolhimento for Centralizado, não é necessária Certificação Digital para filiais, somente Matriz.

  75. Boa noite!

    Preciso de ajuda.

    Registrei minha primeira funcionaria dia 01-10-2011. Mas até agora não consegui gerar a 1ª guia de FGTS. Fui até a caixa com o disquete, no dia seguinte peguei de volta, mas não consigo terminar o processo, pois aparece a seguinte mensagem:

    O ARQUIVO SELECIONADO CONTENDO CERTIFICADOS ASSINADOS É INVÁLIDO.

    O que fazer? Posso pelo menos pagar a guia de INSS pra não ficar atrasada com os dois?

    Esses ceretificados pagos ficam no lugar desse disquete. ou é obrigado a fazer? Estou literalmente desesperada.

    Meu contador falou que isto não é trabalho dele, e nem quer me cobrar por fora pra fazer. Sou marinheira de 1ª viagem.

    Obrigada!

  76. Ana,

    Para que o seu acesso seja permitido, será necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física com a informação do seu NIS (PIS/PASEP) cadastrada nele. Assim, o titular do Certificado Digital de Pessoa Jurídica irá lhe outrogar os poderes de uso.

    Sobre o erro, o certificado usado deveria acessar e transmitir as informações da SEFIP. Com relação a isso, você pode verificar a tabela de erro-ação do canal http://www.conectividadeicp.org/tabela-erro-acao-do-canal-conectividade-social-icp/ ou então entrar em contato com a CAIXA para esclarecer a sua dúvida http://www1.caixa.gov.br/atendimento/telefones_da_caixa.asp

    Obrigado!

  77. Carla,

    Deverão comparecer todos os sócios, se estiver determinado no contrato social que a assinatura é em conjunto. Por favor, verifique na clausula administrativa quem assina pela empresa e se é em conjunto ou individual.

    Obrigado!

  78. Prezados senhores,

    Eu estou tentando fazer o e-CPF para usar na conectividade social icp. Eu sou titular de uma matricula CEI faz varios anos mas quando vou no site da Receita Federal e coloco meu acesso com meu CPF fala que nao tem nenhuma matricula CEI.
    No site do INSS aparece tudo normal.
    tendo ido pessoalmente à Receita na minha cidade solicitei o cadastro do meu CEI e ele apareceu normalmente… mas nas informacoes nao consta o meu CPF e sim tudos os outros dados. Tenho uma certidao do cadastro geral da Receita Federal com meu CEI, outro do sistema DATAPREV do MF/RFB onde aoparecem todos os meus dados más nao esta vinculado meu CPF. Cómo é que eu posso resolver isso! Será que com essas certidoes da para emitir o e-CPF com o CEI vinculado para usar na conectividade social icp? Muito obrigado.

  79. Estou tentanto obter Certificado Digital ICP Brasil, para atender exigência do Conectividade Social, e todos as instituições credenciadas que procurei não tem mais vagas em seus agendamentos para este ano de 2011, como farei para obter o Certificado dentro do prazo?

  80. Antonio Cândido do Couto,

    Por gentileza, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao cliente Certisign, para que possam verificar a situação e dar devida tratativa ao caso. Tel. de contato: 0300 789 2378 / (11) 3478 9444. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  81. Acabei de participar de uma palestra da superintendente da Caixa Economica Federal e a mesma informou que empresas Ltda prestadora de serviços que não possue funcionário registrado em sua folha de pagamento . E assim como possue retirada de pró-labore para os sócios “NAO PRECIRARÁ EMITIR O CERTIFICADO DIGITAL – ICP BRASIL” Isso procede ? Qual a resposta precisa do certificado ou não ?

  82. Por gentileza,

    As informações que obtivemos é que a Conectividade Social ICP seria obrigatória a partir de 01/01/2012 somente para transmissão da conectividade rescisória, ou seja, para transmissão e recolhimento do FGTS mensal poderia ainda a CEF receber pelo sistema antigo, e gradativamente seria desativado em 2012, isso procede?

  83. Alguem ai pode responder minha pergunta? A empresa que nao possui funcionarios e que os sócios só possuem retirada de pró-labore. Não precisarão do certificado Digital Icp isso procede?

  84. Bom dia !
    Gostaria de saber quais empresas estão obrigadas a terem o certificado digital para conectividade social e o prazo para que posso estar adquirindo o certificado.
    Obrigado

  85. De acordo coms artigos 72 e 102 da Resolução CGSN Nº 94 de 29/11/2011, fundamentados na lei complementar nº 123, de 2006, na relação dada pela lei complementar nº 139, de 2011, a certificação digital pode ser exigida da ME e EPP optante pelo simples nacional, no caso de entrega de GFIP, bem como o recolhimento do FGTS, quando o nº de empregados for superior a 10, mas como deve ser feita a procuração eletronica neste caso, se a procuração só pode ser feita somente entre detentores de certifado digital?

  86. Irani Siqueira,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Obrigado!

  87. Marinizy,

    Segundo a CAIXA, a área gestora do Fundo de Garantia possui ciência da publicação da Lei Complementar 139/2011 e da Resolução nº. 94, emitida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, cujos reflexos estão sob análise. Não obstante as publicações citadas, até a presente data, permanece o uso da Certificação Digital para todos os entes que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social por meio do canal Conectividade Social, nos termos da Circular CAIXA 547/2011.

    Além de aguardar o pronunciamento da CAIXA, nossa recomendação é que você, empresário, consulte seu contador para saber mais sobre o Simples Nacional e se sua empresa se enquadra nessa categoria. Para os contadores, o ideal é consultar o Comitê Gestor do Simples Nacional ou então a própria CAIXA para mais informações.

    Independente da obrigatoriedade, vale ressaltar que o Certificado Digital traz modernização para as empresas, desburocratiza e torna os processos ágeis, além de aliar segurança e idoneidade nas ações feitas por meio da plataforma web. Universal, esse documento é usado para a comunicação com a Receita Federal, entrega de declarações e imposto de renda, emissão de notas fiscais eletrônicas, transações em Internet Banking, assinatura de contratos digitais e muito mais.

    Obrigado!

  88. Bom dia gostaria de saber como faço para fazer, esta conectividade social ICP, estou tentando e aparece escrito esta mensagens. Eu vi que empresas com até 05 empregados o prazo termina em 23/12/2011???

    Forbidden

    Your client is not allowed to access the requested object.

  89. Boa noite gostaria de saber qual o valor da adesão para a conectividade icp – Brasil?
    Desde já agradeço.

  90. bom dia,
    as empresas de contabilidade que teem o certificado digital da caixa poderão usa-los para transmitir arquivos para seus cliente com menos de 05 empregados ou estes tambem deverão possuir o seu certificado?
    obrigado

  91. Ector Luiz,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Obrigado!

  92. BOA TARDE!
    TENHO ALGUMAS DÚVIDAS, E GOSTARIA DE AJUDA
    RECEBI UM EMAIL, DIZENDO QUE AS EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL E OS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS ( MEI) com até 10 empregados , não precisaram de certificado digital para acessar informações do FGTS. Vc sabe de alguma coisa disso? E as empresas com cei ( rural e doméstico) como ficam?
    Obrigada

  93. Marise,

    Segundo a CAIXA, a área gestora do Fundo de Garantia possui ciência da publicação da Lei Complementar 139/2011 e da Resolução nº. 94, emitida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, cujos reflexos estão sob análise. Não obstante as publicações citadas, até a presente data, permanece o uso da Certificação Digital para todos os entes que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social por meio do canal Conectividade Social, nos termos da Circular CAIXA 547/2011.

    Além de aguardar o pronunciamento da CAIXA, nossa recomendação é que você, empresário, consulte seu contador para saber mais sobre o Simples Nacional e se sua empresa se enquadra nessa categoria. Para os contadores, o ideal é consultar o Comitê Gestor do Simples Nacional ou então a própria CAIXA para mais informações.

    Independente da obrigatoriedade, vale ressaltar que o Certificado Digital traz modernização para as empresas, desburocratiza e torna os processos ágeis, além de aliar segurança e idoneidade nas ações feitas por meio da plataforma web. Universal, esse documento é usado para a comunicação com a Receita Federal, entrega de declarações e imposto de renda, emissão de notas fiscais eletrônicas, transações em Internet Banking, assinatura de contratos digitais e muito mais.

    Obrigado!

  94. JOSE DA ROCHA NETO on

    NÃO FAZ SENTIDO TER QUE FAZEREM A CERTIFICAÇÃO DIGITAL, AS EMPRESAS COM CNPJ SEM EMPREGADOS SÓ COM RETIRADAS PRÓ LABORE POIS NÃO SÃO CONTRIBUINTES DO FGTS E ISSO TAMBÉM AS EQUIPARADAS COM O CEI SEM EMPREGADOS.
    ACHO QUE É UM ABSURDO,TEREM QUE GASTAREM ESTAS QUANTIAS ENORMES, DIANTE DAS PRÓPRIAS DIFICULDADES ECONOMICAS DE SOBREVIVENCIAS DESTAS EMPRESAS QUE SÃO OPTANTES PELO O SIMPLES NACIONAL.O GOVERNO TERÁ QUE OBSERVAR TAIS MEDIDAS TOMADAS, AO INVÉS DE AJUDAR AS MICRO EMPRESAS, ESTÁ CADA VEZ MAIS HONERANDO-AS.
    JOSE NETO
    TARUMIRIM-MG-

  95. A Delegacia Seccional de Polícia (órgão público estadual-filial, que possui CNPJ próprio) necessita da conectividade social-icp para enviar guias de recolhimento de FGTS de um funcionário celetista à Caixa. Na Delegacia Seccional há dois funcionários estatutários com o Cartão e-CPF. O Delegado de Polícia responsável junto a Receita Federal (que trabalha em outra Unidade Policial) possui o cartão e-CNPJ com o número do CNPJ da Delegacia Geral de Polícia (matriz).
    Há necessidade da Delegacia Seccional de Polícia possuir seu próprio cartão e-CNPJ ?, ou a Delegacia Geral de Polícia pode outorgar procuração diretamente aos cartões e-CPF’s dos funcionários da Delegacia Seccional de Polícia?
    Ou ainda, a Delegacia Geral de Polícia outorga procuração a Delegacia Seccional de Polícia e esta substabelece procuração aos funcionários com cartão e-CPF?
    Obs. O recolhimento deverá ser transmitido com o CNPJ da Delegacia Seccional de Polícia. Os servidores já encaminharam o formulário de “solicitação de cadastramento de Agente Público” à Caixa.
    Qual procedimento deve ser realizado?
    Desde já agradeço.

  96. Ricardo Jackow,

    Segundo o Guia de Orientações ao Usuário, após acessar o canal Conectividade Social ICP, basta selecionar na caixa de seleção, disponível no canto superior direito, o Menu Empregador e clicar na opção Solicitar relatório de contas com inconsistências cadastrais.

    “Selecione a base da conta, informe o NIS (PIS/PASEP/NIT) desejado e clique no botão ADICIONAR. Podem ser inseridos até 100 números de NIS por solicitação. Após inseridos todos os NIS na solicitação, clicar no botão CONFIRMAR”. O extrato solicitado no site do Conectividade Social ICP, será recepcionado no mesmo endereço da solicitação. Para isso, basta acessar o menu “Caixa Postal” e clicar na opção “Caixa de Entrada”, onde estarão disponibilizados depois de decorridas 12 horas da solicitação.

    Obrigado!

  97. A certisign também emite certificados a1 para e-cnpj. Como usar esse certificado A1 no conectividade social ICP, se o link nos remete ao uso com cartão?

  98. Fabiano,

    O Certificado Digital ICP-Brasil modelo A1 deve ser instalado em seu computador. Sendo assim, o acesso ao Conectividade Social ICP será feito nessa máquina. Então, com o certificado devidamente instalado, basta acessar o portal e na tela em que o canal pede o certificado, selecionar o seu produto.

    Obrigado!

  99. Edmilson Souza de Cristo on

    Bom dia,
    Tenho um funcionario motorista e ainda não tenho a assinatura digítal,fui informado pelo meu contador agora final de janeiro,onde devo fazer,qualquer cef vou pagar alguma multa por isso???

    obrig,
    Edmilson.

  100. Edmilson Souza de Cristo,

    O Conectividade Social ICP migrou para a web e com a mudança de plataforma, o acesso ao portal é feito por meio do uso de Certificado Digital ICP-Brasil. Até dia 30/06/2012 você poderá utilizar o antigo Conectividade para a comunicação com o FGTS, já, após essa data, só mesmo pela nova versão e devidamente certificado.

    Para saber mais acesse: http://www.certisignexplica.com.br/conheca-o-site-conectividade-icp/

    Obrigado!

  101. Lu,

    O Menu Empregador do Conectividade Social ICP corresponde ao Portal Empregador ou “Conexão Segura”, acessado anteriormente por meio do site da CAIXA. Suas funcionalidades são as mesmas já disponíveis no antigo Conectividade Social, de forma que sua operacionalização não sofreu alterações.

    Com isso, a movimentação do trabalhador será feita no Menu Empregador, disponível por meio da caixa de seleção localizada no canto superior direito da tela inicial, no mesmo local em que há a opção “Procuração”.

    Obrigado!

  102. O pessoal do MEI, será obrigado a adquirir o certificado ICP, para emitir a GRRF de um empregado e solicitar o extrato, mesmo só podendo ter um empregado, estando fora da obrigação.

  103. Gilvania,

    Segundo o site Conectividade ICP, de acordo com o item 1.2 da Circular CAIXA 566, o uso da certificação no modelo ICP-Brasil é facultativo nas operações relativas ao recolhimento do FGTS para microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional com até 10 (dez) empregados. Com isso, a transmissão do arquivo SEFIP/GRRF poderá ser efetuada por certificado de terceiro desde que esse documento conste no campo “Responsável” do arquivo a ser transmitido.

    Já para acessar aos serviços do Empregador (informações de afastamento de trabalhador/rescisão de contrato de trabalho, retificações, IS, outorga de procurações), é necessário, para todas as empresas, o uso do Certificado Digital, no padrão ICP-Brasil.

    Independente da obrigatoriedade, vale ressaltar que o Certificado Digital traz modernização para as empresas, desburocratiza e torna os processos ágeis, além de aliar segurança e idoneidade nas ações feitas por meio da plataforma web. Universal, esse documento é usado para a comunicação com a Receita Federal, entrega de declarações e imposto de renda, emissão de notas fiscais eletrônicas, transações em Internet Banking, assinatura de contratos digitais e muito mais.

    Obrigado!

  104. Bom Dia!!
    Tento fazer a movimentação do empregado, coloco todos os dados.. na hora que vou confirmar a movimentação aparece a msg de erro..
    (11002) – Não foi possível a comunicação com o componente Empregador. O que faço neste caso??

  105. Thamiris,

    Como sua dúvida se refere a um erro específico, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Você também pode procurar sua dúvida nas matérias do site Conectividade ICP, ou então cadastrar um comentário com a pergunta.

    Obrigado!

  106. RONALD ROSS DIAS ABREU on

    Bom dia.

    Esta dando esta mensagem o pessoal da caixa disseram que e o JAVA, ele foi atualizado como eles pediram, porem a mensagem continua, alguem sabe como resolver isto ?.

    11002) – Não foi possível a comunicação com o componente Empregador.

    Desde ja agradeço a atenção.

  107. Ronald Ross Dias Abreu,

    Como sua dúvida se refere a um erro específico, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Você também pode procurar sua dúvida nas matérias do site Conectividade ICP, ou então cadastrar um comentário com a pergunta.

    Obrigado!

  108. Comunicar a Movimentação do Trabalhador
    Após selecionar a opção “Comunicar Movimentação do Trabalhador”, selecione a base da conta e preencha um dos atributos de pesquisa, clicando depois em CONTINUAR. A seguir, preencha os seguintes campos referentes à movimentação: Data de Movimentação / Código de Movimentação / Código de Saque. É solicitada, ainda, a informação da existência ou não de pensão alimentícia com incidência sobre o FGTS.
    Na sequência, serão disponibilizados os parâmetros de movimentação informados, para conferência. Depois de conferir, basta clicar em CONTINUAR. Ao confirmar a operação, o sistema gera a Chave de Identificação….. ja fiz tudo isso, mas na hora que clico eu continuar nao gera a chave, apenas aparece a msg >>> (11002) – Não foi possível a comunicação com o componente Empregador. O que faço neste caso?? como resolvo isto?? obrigada!!!

  109. Ariane,

    Como sua dúvida se refere a um erro específico, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Você também pode procurar sua dúvida nas matérias do site Conectividade ICP, ou então cadastrar nele um comentário com a pergunta.

    Obrigado!

  110. josé de vasconcelos on

    minha empresa é um aassociação sem fins lucrativos que recebe verbas de convênio estadual e federal e de vez em quando paga monitores de cultura para dar aulas avulsas e é necessário pagar o INSS deles e fgts, fazemos, pis a gfip no mês que há monitors avulsos. Não temos empregados.
    É preciso fazermos o certificado digital para expedir o Gfip ?

  111. José de Vasconcelos,

    Na matéria do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta que o uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social.

    Obrigado!

  112. Boa Tarde,

    Gostaria de saber como que faço para pegar um numero chave, pedir extratos do trabalhador, quando a empresa for simples, EPP, com menos de 10 funcionários, e eu estiver usando o Cliente De Certificação Multiempresa para enviar o Sefip.
    Obigada

  113. Cristiane,

    No site Conectividade ICP, consta a seguinte informação.

    “Conforme Resolução nº. 94, que, dentre outros dispositivos, estabelece a não obrigatoriedade no uso do Certificado Digital ICP para as operações relativas ao recolhimento do FGTS, ao MEI, ME ou EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples Nacional, a CAIXA avaliou alternativas para atender às necessidades específicas dessas empresas e empregadores.

    Além da Certificação Digital no Padrão ICP-Brasil, utilizada para acesso ao canal Conectividade Social ICP, desenvolvido em plataforma web única, que não requer instalação ou atualização de versões e apresenta, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade fica disponibilizada, somente para o MEI, ME e EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples, a emissão e utilização de certificados proprietário CAIXA – AR, que confere o acesso ao Conectividade Social AR. Para maiores orientações quanto à respectiva emissão, entrar em contato com qualquer agência da CAIXA.”

    Com isso, somente para esse público, a CAIXA continuará emitindo seu antigo certificado eletrônico.

    Obrigado!

  114. estou tentando entrar pelo Firefox no conectividade ICp e apresenta o seguinte erro:
    FORBIDEN
    Your client is not allowed lo access the requested object, como arrumar???

  115. Marcio,

    Como sua dúvida se refere a um procedimento específico, orientamos que você entre em contato com a CAIXA, por meio do telefone 0800 726 0104, para mais informações.

    Obrigado!

  116. Bom dia, quem poderia me ajudar eu enviei a gfip pelo conectividade icp, mais agora como eu faço pra imprimir a guia para pagamento, pois eu ja fui no programa do sefip e não sai, na verdade não sei onde ele ficou gravado.

    que puder me ajudar, estou no aguardo,

    Carmem

Deixe seu comentário