Novo modelo de gestão do escritório de contabilidade

0

Grande parte dos profissionais de Contabilidade sonham em um dia poder abrir seu próprio escritório. No entanto, mesmo que o Contador tenha capital para investir e uma boa carteira de clientes para manter-se, irá se deparar com mais um grande desafio: como lidar com todas as rotinas de um escritório?

A situação se agravada pelo fato de que os pequenos escritórios geralmente dispõem de um número reduzido de funcionários, e estes, na sua maioria, têm pouco conhecimento específico para atender às diferentes demandas que surgem pelo caminho.

Além de se especializar para atender aos seus clientes, em diversos ramos de atividades e regimes tributários, o novo empresário precisa ter em mente algo fundamental para o crescimento e mesmo a manutenção do seu negócio: a sua própria gestão – razão pela qual muitas empresas fecham as portas no primeiro ou segundo ano de vida. Mas, como todo Contador bem sabe, gerir não significa apenas pagar as contas em dia, é necessário fazer uma análise do escritório em termos fiscais, contábeis, de recursos humanos, inovações diferenciais e outros, que definirão quais os caminhos mais adequados a seguir

Cientes dessa realidade, as entidades contábeis oferecem diferentes cursos de aperfeiçoamento profissional e inclusive de gestão. O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, por exemplo, tem um curso – com fila de espera! – chamado “Escritório Contábil Modelo”, no qual são apresentadas de forma teórica e prática as rotinas de um escritório de Contabilidade. Segundo o Sindicato, o curso já formou mais de 500 alunos.

Lembrando que um ambiente empresarial sem papel ou seja paperless, está cada vez mais presente na rotina dos escritórios de contabilidade e que vai além do aspecto ambiental. A Certisign possui uma série de soluções corporativas que colaboram para o conceito de paperless, como Portal de Assinaturas Certisign. Com ele, você cria, assina e transmite o documentos no meio digital, sem precisar utilizar papel, imprimir vias, se deslocar para autenticar o documento e ainda transportá-lo a outra parte interessada e tudo com validade jurídica. Economize tempo e dinheiro.

Então, para empreender não basta somente ter vontade, é preciso organização, competência, disciplina e amor pelo que se faz, pois, ao ser dono do próprio negócio, não haverá mais horário para entrar ou sair do escritório. O negócio, os clientes e a equipe tornam-se responsabilidade sua.

Mas, vale a pena investir. Vá em frente!

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário