O cliente tem sempre razão?

0

Aqui o cliente tem sempre razão” é um slogan bastante conhecido e utilizado por diversas empresas, não apenas do varejo, mas também de serviços. Mas será mesmo que o cliente sempre está certo, principalmente no tocante à Contabilidade da sua empresa?

Principais erros cometidos

Muitas vezes, os erros cometidos são resultado da falta de informação e comunicação entre o empresário e o Contador, seja ele interno ou terceirizado. Em razão disso, existem alguns temas fundamentais que devem ser abordados pelo Contador logo na primeira reunião com o novo cliente, mesmo que este esteja transferindo sua Contabilidade de outro escritório ou de outro profissional. Isso para prevenir problemas no relacionamento futuro, porque você não sabe como o seu antecessor trabalhava.

Previna-se de atritos

  • Comunique de imediato ao novo contratante sobre alguns procedimentos, por exemplo:
  • Qual tipo de documento é necessário para a entrega do IRPF ou do IRPJ;
  • Como proceder com as notas fiscais emitidas mensalmente;
  • Quando informar a contratação ou a demissão de funcionários, em especial com a proximidade do eSocial;
  • Manter o Contador atualizado sobre a variação do patrimônio da empresa
  • e outros que são essências para os bons serviços.

banner_um-pe-no-carnaval-outro-nas-obrigacoes-acessorias

Considere que existem também algumas pessoas que costumam fazer as coisas “do jeito delas”, imaginando que agindo assim impulsionarão o seu negócio a crescer. Entretanto, essa receita de massa pode não fazer boas panquecas. Por isso, lembre ao seu cliente que todos os procedimentos contábeis e fiscais são regulamentados pela legislação empresarial brasileira, repleta de normas e instruções, que não podem ser ignoradas.

Traduzindo em miúdos, quando se trata de Contabilidade, nem sempre o cliente tem razão, e aí começa a missão do Contador de esclarecer os pontos da legislação e informar ao empresário que as coisas não podem ser feitas sempre do seu jeito. É preciso cumprir a lei sob pena de a empresa arcar com pesadas multas. Moral da história: o Contador faz o bolo, mas os ingredientes são fornecidos pelo cliente.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário