O desafios de trabalhar com contabilidade na Irlanda

0

A vontade de acumular novas experiências fora do Brasil toma conta do imaginário de muitos brasileiros. Morar na Europa, com a possibilidade de conhecer vários países em um curto período de tempo, é algo que atrai diversas pessoas ao velho Continente. Por isso, o Clube do Contador Certisign relata como é a vida de um Contador na Irlanda, um dos países europeus com maior custo benefício, por permitir que estudantes também trabalhem.

Contabilidade na Irlanda

O primeiro ponto a se considerar é a língua. Na Irlanda, assim como no Reino Unido, o idioma principal é o Inglês. O sotaque irlandês é forte, especialmente em cidades mais interioranas, como Cork (que é a segunda maior cidade do país), então, de primeira, não será tão fácil assim se comunicar, mesmo para quem já for fluente no idioma. A grande vantagem disso é: se você estiver indo para aprender a língua e o fizer na Irlanda, será muito mais fácil entender outros sotaques ao redor do mundo.

Mas não adianta ir com o Inglês no nível básico e esperar conseguir um super emprego na sua área de atuação, porque isso é praticamente impossível. A fluência no idioma é requisito básico para ser contador na Irlanda em qualquer empresa.

Trabalhar em outro país

A Irlanda está passando por um aquecimento econômico importante nos últimos anos, com a chegada de empresas como Apple, Facebook, Amazon, HCL, Ernst&Young, IBM e outras. Entretanto, isso não quer dizer que qualquer pessoa com diploma em ensino superior conseguirá uma vaga. Isso porque, assim como os brasileiros, milhares de pessoas buscam a oportunidade de trabalhar em outros países, inclusive europeus. Então a concorrência é acirrada.

Conhecer a legislação tributária local

Outro ponto a se considerar é a necessidade de conhecer a legislação tributária local. Hoje o Brasil já faz parte do grupo de países que aderiram às IFRSs, mas estas normas cobrem apenas a Contabilidade da empresa. Na área fiscal, a situação é diferente. Os conhecimentos que você adquire em cursos regulares no Brasil são válidos para o sistema brasileiro de tributação. Cada país tem seus próprios impostos e forma de recolhê-los. Chegar lá sem saber na prática como funcionam as regras irlandesas tornaria complicado arrumar um emprego na área.

Faculdade de Contabilidade Irlanda

Quem já é formado no Brasil e deseja atuar na Irlanda pode validar o seu diploma. Existe hoje a qualificação ACCA (Association of Chartered Certified Accountants), que é reconhecida em 170 países e que habilita o profissional a trabalhar em qualquer área financeira. No entanto, é preciso ter disponibilidade de tempo, porque são aproximadamente 14 exames a serem feitos, que levam cerca de 2 a 3 anos para serem concluídos.

banner copa contador

Auditoria

Quem já trabalha com auditoria talvez tenha mais chances de conseguir um emprego na área sem o excesso de burocracia, principalmente se foi funcionário de uma das big four. Se você já tiver o idioma, vale até tentar uma transferência e um visto de trabalho.

Vistos para a Irlanda

Irlanda precisa de visto, é um país relativamente fácil de visitar. Brasileiros podem passar até três meses no país como turistas, sem precisarem de visto. No entanto, nesta modalidade, não é permitido trabalhar no país.

Estagio em contabilidade na Irlanda

Quem vai como estudante pode trabalhar até 20 horas por semana, após conseguir o visto. Para isso, é preciso estar matriculado em um curso de, no mínimo, 25 semanas, pagar o seguro saúde obrigatório e comprovar a posse de 3 mil euros, para que você possa se manter minimamente durante o período das aulas. Porém, este visto é de 8 meses, podendo ser prorrogado duas vezes. Ou seja, com este visto, só é possível ficar dois anos na Irlanda.

Curso superior de contabilidade na Irlanda

Para que deseja fazer sua graduação em Contabilidade na Irlanda, o visto já é diferente. Como um dos requisitos para se tornar um contador qualificado na Irlanda é realizar estágio obrigatório por pelo menos três anos, os estudantes que buscam a plena qualificação de contador podem obter o visto Stamp 1A. Desta forma, é possível trabalhar período integral na área contábil, desde que supervisionado por um contador qualificado. Para este visto, o tempo limite é de 4 anos e 6 meses.

Já o visto de trabalho só pode ser obtido após conseguir um emprego de fato, isso porque a empresa contratante precisa entregar alguns documentos ao governo para que você consiga o visto.

Clima na Irlanda

Gostou da ideia de ir para a Irlanda? Temos mais uma dica: só vá se você gostar do frio. Isso porque na ilha esmeralda o clima é predominantemente frio e chuvoso, bem diferente do que encontramos nas terras tropicais do Brasil. Então se chuva e temperaturas baixas é algo que o incomoda, considere outros países, como Austrália e Nova Zelândia quando estiver planejando o seu intercâmbio.

Promoções exclusivas para Contadores

Adquirindo ou renovando qualquer Certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) Você Contador e seu Cliente concorrem a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Você pode gostar: O desafio de trabalhar com Contabilidade na Rússia

Compartilhe

Deixe seu comentário