O Imposto de Renda poderá ser usado para ajuda social

0

Os contribuintes do Imposto de Renda, cidadãos e empresas podem contribuir com projetos que beneficiem crianças e adolescentes em suas cidades, ao destinar parte do imposto a ser pago ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – Fumcad. Essa é uma forma de apoiar importantes causas sociais, sem repassar o valor integral do tributo ao leão federal.

O Imposto de Renda das pessoas jurídicas e físicas é a principal fonte de recursos do Fumcad, que atende às crianças e os adolescentes necessitados nos respectivos municípios. E o mais importante: não gera gastos ao contribuinte. Ele precisará apenas fazer a destinação de parte do imposto a ser pago: pessoas físicas até 6% e empresas até 1%.

Existem duas maneiras de fazer a destinação: com contribuições mensais, durante todo o ano, ou em uma única vez, anual, no momento da elaboração da declaração do IR.

O contribuinte poderá saber qual o valor exato a destinar por meio de um simulador da Receita Federal, disponível no site do órgão. Após a simulação, aparecerá a opção “Fazer Doação”, que levará à página da escolha das entidades a serem beneficiadas.

Vários projetos são favorecidos pelo Fundo, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, que apoia crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais; a Ação Comunitária do Brasil – São Paulo, que foca na educação de comunidades carentes; e a Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração – ACTC.

Independente da causa em que acredite, o contribuinte pode ajudar as pessoas que participam das atividades desenvolvidas pelos mais diversos projetos. No próprio site do Fumcad da Prefeitura de São Paulo há uma área voltada à prestação de contas do Fundo, na qual quem tiver dúvidas sobre o uso do dinheiro no seu município poderá verificar como ele está sendo utilizado.

Relacionadas:
eContador: a hora de fazer uma inclusão fiscal digital no Brasil
Imposto na nota pode ser obrigatório a partir de 3/10

Compartilhe

Deixe seu comentário