O papel do Contador nas Mídias Sociais, dentro do contexto de corrupção

0

Petrobras tem prejuízo de R$ 6,2 bilhões com corrupção”, “Operação Zelotes investiga desfalque no ‘tribunal’ da Receita Federal e descobre fraudes que podem chegar a R$ 19 bi”. “Corrupção da FIFA movimentou quase meio bilhão de reais em propinas”. Estas são as mais recentes manchetes que vêm deixando o cidadão brasileiro sem saber o que fazer nos últimos meses e o Contador tem um papél fundamental nesse processo.

Por isso, nesse mês de Junho vamos trazer alguns textos especiais sobre o assunto para você Contador se tornar um formador de opinião no assunto e se tornar um propagador da ética em nossa sociedade.

A corrupção não é nova no Brasil nem no mundo, mas nunca se viu tantos escândalos e denúncias como nos últimos tempos. Em razão disso, a cerca de dois anos foi aprovada da Lei Anticorrupção no Brasil (Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013), que fala diretamente aos Contadores, porque visa, além de minimizar os casos de pagamento de propina e similares, tornar o País mais competitivo, aumentando a confiança do investidor estrangeiro. Apesar disso, sabemos que, infelizmente, esse não tem sido o resultado esperado.

Segundo uma pesquisa da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), de 2012, as empresas têm 5% do seu faturamento perdido a cada ano em função de práticas fraudulentas ou irregulares. O estudo aponta ainda que um caso de corrupção leva, em média, 18 meses para ser descoberto, a partir da sua execução. Porém, uma série de novas tecnologias com a da Certificação Digital podem tornar mais ágil e fácil esse processo de descoberta.

Com o amparo da Lei Anticorrupção, os Contadores podem se tornar verdadeiros agentes saneadores da sociedade, visto que mantêm sob seu controle grande volume de recursos financeiros, resultado das transações empresariais, tanto no Brasil quanto no exterior. Mais do que isso, podem ajudar a esclarecer uma série de dúvidas da sociedade compartilhando conceitos importantes.

Por exemplo, será que seus clientes e colegas da rede social sabem dessa definição de corrupção: prometer, oferecer ou dar vantagem indevida a agente público ou a terceira pessoa a ele vinculada. Lembrando que não é apenas fornecer uma vantagem, mas o simples ato de prometê-la. Ou seja, o pagamento pode não ter sido feito, mas já configura um crime.

O Contador pode ajudar a combater esses casos de corrupção denunciando. Desde janeiro, os profissionais da Contabilidade têm a obrigação de comunicar ao Coaf transações suspeitas. Se não o fizerem, podem se tornar responsáveis pelo delito junto com o seu cliente, caso seja confirmado um caso de corrupção. Portanto fique atento e seja um importante agente da ética do País, compartilhe esclarecimentos como esses, nas Redes Sociais. O momento precisa de você.

O Certificado Digital é o único que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas. Você ainda não tem o seu? Compre ou renove conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign, uma vitrine de benefícios exclusivos nas principais lojas virtuais.

Compartilhe

Deixe seu comentário