O que acontece na internet, fica na internet?

0

“O que acontece em Las Vegas, fica em Vegas”, talvez essa não seria uma frase adequada para o mundo virtual. Não é novidade que a internet tem se tornado um lugar cada vez mais perigoso. Cuidados com a segurança dos seus dados e imagem são cada vez mais importantes. Só no Reino Unido, por exemplo, queixas de extorsão sexual triplicaram em um ano: de 300 queixas em 2015, já são mais de 900 em 2016.

Casos mais comuns de exposição na rede

  • Um dos casos mais comuns são de pessoas que se expõem na câmera para pessoas com perfis falsos e, para sua surpresa, o criminoso ameaça expor as imagens para o público caso a vítima não pague uma quantia em dinheiro;
  • A falta de cuidado com a postagem de fotos e vídeos;
  • Comentários e aviso dos locais onde está deixa o internauta exposto às pessoas que não têm boas intenções;
  • Crimes como falso sequestro, sequestro-relâmpago, furtos, roubos, entre outros crimes.

Especialistas em segurança na internet sugerem evitar o pânico, não pagar em hipótese alguma e sair das redes sociais por um tempo. Com sorte, os chantagistas se esquecem de você.

É preciso ter atenção até com a câmera aparentemente desligada. Há a possibilidade de um hacker ativar o celular e o computador sem que a pessoa saiba. Até o fundador da rede social Facebook Mark Zuckerberg já apareceu em fotos com um adesivo tampando a lente.

Como se proteger na internet

Infelizmente, esse problema não se limita a imagens embaraçosas. Muitos criminosos vão além, assumindo identidades ou sites falsos no ambiente digital para cometer crimes. Uma ameaça que pode ser combatida utilizando Certificados Digitais ICP Brasil, ou conferindo se os websites visitados possuem Certificado de Segurança SSL, que garante a autenticidade da página acessada. Fique atento!

Não importa se é pessoa física ou jurídica. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e Seja uma pessoa segura.

Compartilhe

Deixe seu comentário