O que é Biometria

0

Antes restrito a filmes de ficção científica, a biometria já está em nosso cotidiano de uma forma muito maior do que imaginamos. Seja na catraca de um prédio, quando batemos nossos horários de entrada e saída em um relógio de ponto mais moderno ou para desbloquear nosso smartphone, ela está presente nas grandes e pequenas coisas.  Mas você sabe, de fato, o que é a biometria? Não? Então vamos te explicar três questões básicas sobre essa tecnologia.

O que é biometria?

Basicamente, a biometria é a maneira (ou estudo) usada para identificar um indivíduo a partir de suas características físicas ou comportamentais, que podem ser consideradas únicas em cada um.  A identificação biométrica é considerada altamente confiável pelo simples fato de que cada pessoa possui um conjunto único de características, que é impossível de reproduzir em outros indivíduos. Ou seja, um falsificador não conseguiria, por exemplo, reproduzir as impressões digitais dele em outra pessoa, ou as informações de sua retina.

Como é feita a biometria?

A captura, a extração e a comparação são os principais componentes de um sistema biométrico. Na captura é possível realizar a aquisição de uma amostra biométrica para realizar a identificação de um indivíduo. Isso pode ser feito por meio de digitais ou por meio da leitura da íris do olho, por exemplo.

Já na extração é realizada a remoção de uma amostra de informação biológica única do indivíduo, para que, com base nela, possa ser feita a identificação. O resultado dessa análise é chamado de template. Por último, a comparação utiliza o template armazenado para compará-lo com outra pessoa.

Quais os tipos de biometria?

Impressão digital

A mais usada forma de biometria, essa modalidade abrange a captura das linhas da impressão digital por meio de um leitor. Uma vez captada as impressões do seu dedo, essas informações são levadas a um sistema para compará-lo com as impressões presentes no seu banco de dados. Se der “match”, você é liberado.

Reconhecimento facial

Nesta modalidade biométrica, é realizada a leitura dos traços do rosto de um indivíduo. Por mais complexo que possa parecer, o funcionamento de um sistema de reconhecimento fácil é simples, exigindo basicamente uma câmera e um software que mapeia o padrão do rosto de uma pessoa. Basicamente, esse programa tem algoritmos que analisam sua face em formas geométricas e logarítmicas.

A partir daí, a câmera – interligada ao software – entra em ação: ela analisa pontos em comum, como os olhos e a distância entre eles, boca, cumprimento do nariz, queixo, bochechas, formato da face e até mesmo o tamanho do crânio. A seguir, todos esses pontos são registrados em um banco de dados. Dessa forma, sempre que você posicionar seu rosto em frente a um sensor (ou câmera), o programa efetua os cálculos e usa seus algoritmos para montá-los como se fosse um quebra-cabeça, que permitem o reconhecimento facial.

Geometria da mão

Essa modalidade biométrica envolve, basicamente, a identificação do tamanho, da estrutura e da posição da palma da mão de uma pessoa.

Veias

O sistema biométrico realiza a captação de informações baseados nos volumes de veias aparentes do corpo de uma pessoa.

Identificação pela íris

Bastante usado em modelos mais avançados de smartphones, como o Galaxy S8, da Samsung, esta modalidade usa uma tecnologia que “fotografa” a íris do olho, a partir de uma iluminação infravermelha.

Reconhecimento de voz

Ainda pouco usado no Brasil, esta modalidade biométrica usa software que analisa a sonoridade, a gravidade e os sinais agudos de uma voz e bate com os dados do gênero que estão em seu banco de dados. No entanto, a biometria via reconhecimento de voz ainda não é das mais confiáveis, uma vez que mudanças na forma de falar podem ocorrer.

E se você procura soluções biométricas altamente confiáveis, que tal conhecer o FaceCheck?

A Certisign possui uma solução de identificação biométrica o FaceCheck tecnologia antifraude que assegura seus dados e sua identidade no mundo digital. A solução inovadora de biometria facial permite comparar uma foto tirada com smartphone ou webcam com a foto das bases oficiais do governo. Saiba mais no vídeo abaixo.

Você também pode gostar:

O que o seu o tipo de cabelo tem a dizer sobre a sua personalidade?

Qual é a relação entre a impressão digital e a sua personalidade?

4 Fatos interessantes sobre as cores dos olhos

Reconhecimento de face e de voz é a arma para combater fraudes de identidade

3 curiosidades sobre a voz


Compartilhe

Deixe seu comentário