O que é Certificado emissor de Notas Fiscais NF-e?

0

Criada em 2006, a nota fiscal eletrônica (NF-e) é a versão eletrônica do documento Nota Fiscal e surgiu para criar facilidades e trazer benefícios para os diversos segmentos que a demandam, tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou outra empresa. Simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

O Certificado Digital emissor de Notas Fiscais é destinado especialmente para a emissão segura da nota fiscal eletrônica NF-e. De forma econômica e sustentável, pois elimina a necessidade de consumo de papel e, consequentemente, gastos com manuseio e armazenamento. Outro benefício do Certificado emissor de Notas Fiscais é a garantia de integridade dos dados e acompanhamento em tempo real das notas fiscais emitidas.

Quem deve ter um Certificado Digital emissor de Notas Fiscais?

Este tipo de Certificado Digital foi criado especialmente para emitir as notas fiscais eletrônicas (garantindo a conformidade estabelecida pela ICP-Brasil, Receita Federal e Secretarias Fazendárias dos Estados) e atribuir ao funcionário responsável de sua organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento apenas das notas fiscais eletrônicas.

Uma característica importante deste certificado é que é permitido à empresa possuir mais de um certificado NF-e, porque o responsável pelo Certificado Digital, diferente do que ocorre com um e-CNPJ, pode ser qualquer funcionário da organização. Nele, constarão o CNPJ da empresa e o CPF do responsável pela emissão. Dessa forma, se um dos funcionários estiver ausente, a empresa não deixa de assinar as solicitações para emissão de nota fiscal eletrônica.

A sociedade também sai ganhando quando adere à NF-e: o consumo de papel é reduzido, de forma que há um impacto positivo no meio ambiente, o incentivo no uso de novas tecnologias tem um aumento considerável que facilita a rotina corrida das pessoas, os relacionamentos eletrônicos entre as empresas passam a seguir um padrão que também facilita o dia a dia.

O Certificado emissor de Notas Fiscais pode ser emitido e armazenado de duas formas: no computador (A1) ou mídia criptográfica (A3) – Cartão ou Token. Antes de optar por um A1 ou A3, verifique qual é compatível com o seu sistema de emissão de Notas Fiscais.

Saiba mais:

Já possui Certificado Digital? Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos que já compensam o investimento. Antes de adquirir um certificado digital para NF-e consulte o fornecedor do seu sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas sobre a compatibilidade do mesmo com certificados dos tipos A1 ou A3. Cada sistema possui características técnicas diferentes e requer um certificado específico. Para comprar, clique aqui.

Compartilhe

Deixe seu comentário