O que é Cidadania Digital?

0

Você já parou para pensar em quanto tempo você fica conectado no meio digital diariamente? Você já fez alguma compra ou transação financeira eletrônica esta semana? Mandou algum e-mail com informações sigilosas para alguém? Conversou com algum amigo ou familiar?

Não há como negar. Hoje, o contato entre as pessoas e as atividades do mundo real acontecem cada vez mais no meio digital. Mas será que todos nós estamos cientes da segurança e de nossos direitos e deveres neste meio?

A cidadania, agora, é também digital e uma série de novas leis e processos está regulamentando e promovendo nossos novos direitos e deveres. Neste cenário, a segurança, assim como no território físico, é um aspecto fundamental.

Para aprender o conceito de Cidadania Digital, antes é necessário entender o que é ser um cidadão.

Segundo a Constituição Brasileira, cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei.

Assim sendo, surge a questão: qual território e quais leis formam sua Cidadania, considerando que passamos a maior parte do tempo conectados no meio digital?

O conceito de cidadania ainda passa por uma fase de Inclusão Digital, ou seja, de democratização do acesso às tecnologias da Informação para a inserção de todos na sociedade digital.

Uma série de temas é debatida dentro da visão de Cidadania Digital. Entre os assuntos que estão ganhando destaque estão a segurança, a privacidade e a Certificação Digital. Outros temas abordados são: Acesso Digital, Comércio Digital, Comunicação Digital, Alfabetização Digital, Etiqueta Digital, Lei Digital, Saúde & Bem Estar Digital.

E você, já conhece os seus diretos e deveres no mundo digital?

Mesmo que tudo mude, você vai continuar sendo único. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e Seja uma pessoa segura.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário