O que é o Certificado Digital e-CNPJ?

0

O e-CNPJ Certisign é a versão eletrônica do CNPJ que garante a autenticidade e a integridade das transações de pessoas jurídicas no meio eletrônico. O e-CNPJ Certisign possibilita a sua empresa fazer procurações, Parcelamento eletrônico on-line, erntrega das declarações como: DIRF, DOI, RAIS, utilizar o Conectividade Social, ter acesso ampliado no site da Receita Federal do Brasil (RFB) e a uma quantidade cada vez maior de serviços em instituições públicas e privadas. Tudo pelo meio eletrônico.

Segundo as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil, todo Certificado Digital brasileiro é um documento intransferível para uso exclusivo de seu titular. E, por exigência da RFB, o responsável pelo Certificado e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa cadastrado junto à Receita.

Com o e-CNPJ também é possível emitir nota fiscal eletrônica. Mas não é o mais indicado se na sua empresa o responsável pelo e-CNPJ não é o único a emitir notas fiscais eletrônicas. Se este for o seu caso, utilize o Certificado Digital para a emissão de Notas Fiscais, que foi desenvolvido exclusivamente para essa finalidade.

Ele pode ser usado para assinar documentos Isso mesmo! O Certificado Digital e-CNPJ pode substituir a caneta. Por conta do rigoroso processo de emissão + a tecnologia da criptografia de dados, o documento possibilita ao titular autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho autenticada.

Ele garante mobilidade, pois se ele identifica no meio eletrônico, logo proporciona mobilidade. Com o Certificado Digital, por exemplo, é possível formalizar negócios à longa distância. “Um empresário daqui do Brasil pode concretizar um negócio com outro empresário que estiver em viagem na China. Basta eles acessarem a uma plataforma para assinaturas de documentos como o Portal de Assinaturas, via celular, tablet ou computador, e assinar com o Certificado Digital.

Ele reduz custos Por permitir que processos sejam realizados do início ao fim no meio eletrônico, o Certificado Digital diminui gastos relacionados à compra, impressão e armazenamento de papel, ao transporte e, também, a mão de obra porque melhora a eficiência operacional.

Se preferir, assista ao vídeo

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre aqui e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign: descontos de até 40% nas principais lojas virtuais.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário