O que é ser um pai Contador?

0

Vou já filho(a), só deixa eu terminar de fechar esse balanço. Hoje é o Dia dos Pais e esta data nos faz refletir sobre como queremos que nossos filhos(as) se lembrem de nós.

Antigamente, a figura paterna era mais rígida e até um tanto ameaçadora – responsável por sustentar a família e impor as regras que deveriam ser cumpridas por todos os filhos. Não que isso fosse ruim ou representasse falta de afeto, mas dificilmente havia o companheirismo necessário para desabafar, reclamar ou chorar… Pois cabia ao pai ser o referencial de força na família.

Nos dias de hoje, esta imagem mudou completamente. Pais participam da criação dos pequenos, inclusive dando banho, comida, ninando e até trocando fraldas. Tanto que muitos destes pais modernos têm pedido trocadores de fraldas também nos banheiros masculinos, afinal de contas, esse papel não cabe apenas à mãe da criança, mas aos dois.

Donde se conclui que ser pai ontem e hoje continua sendo uma grande responsabilidade, que não vem com um manual de instruções para orientar o que fazer nas várias ocasiões. Imagine receber na maternidade algo assim:

MANUAL DE FUNCIONAMENTO DO SEU FILHO
Capítulo 1: Como segurar a criança sem quebrá-la
Capítulo 2: Como saber se o choro é causado por gases
Capítulo 8: Lidando com as birras
Capítulo 16: A adolescência…

Banner-clube-do-contador

Infelizmente, nenhuma editora até o momento aceitou o desafio de desenvolver uma obra do gênero, com 100% de garantia de funcionamento. Então, o segredo é descobrir o seu jeito de lidar com essa tarefa, que pode ser dura, às vezes, mas que vai lhe dar muitas alegrias.

Quantas vezes você chegou em casa tarde do escritório em semana de entrega da declaração do Imposto de Renda e viu aquele rostinho rindo de felicidade, tudo porque o papai chegou, não teve preço, não é?

Isso dá ânimo para dizer adeus ao cansaço e criar novas brincadeiras, explorar o mundo como se tudo fosse novo também para você, e se encher de orgulho a cada nova descoberta daquela que é a pessoa mais importante de sua vida.

Isso sem falar no amor que transborda quando aqueles olhinhos sinceros demonstram que, para ele, você é um herói.

Aprender a fazer tranças e a construir casas de madeiras ou mesmo balanços no quintal também faz parte da paternidade.

E quem ainda tem filhos pequenos pode ir se preparando para a fase do vestibular, quando ouvir um “quero ser Contadora assim como você”, ou mesmo “vejo o quanto a sua vida é corrida, pai. Não quero ser Contador”. Pode acontecer e será preciso apoiar os seus filhos nessa importante decisão sobre o futuro.

É, as responsabilidades podem ser grandes, mas o amor recebido em troca é extremamente valioso. Por isso, aproveite esta data para curtir seus filhos. Esqueça um pouco as declarações e os Refis que te aguardam no escritório e plante essa semente de afeto nos seus filhos. Vai valer à pena.

Você também pode gostar de 10 frases que um pai Contador gostaria de ouvir no dia dos pais

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign. Além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário