O que é ser um profissional diligente?

0

A palavra diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar. Diligens (diligente) significa aquele que ama. Como conduta profissional, incita um compromisso impecável com o que se faz, inspirando comprometimento com a excelência.

Todo cliente fica satisfeito ao ser bem atendido e, principalmente, quando seus problemas são resolvidos, ainda mais quando o profissional contábil se adianta em lhe apresentar novas ferramentas e práticas que facilitam e agilizam a administração de sua empresa.

Isso é o que se considera atuar com diligência – uma das atitudes recomendadas no segundo capítulo do Código de Ética Profissional do Contador.
O contador diligente é aquele que exerce suas atividades com total cuidado e dedicação, sempre atento ao cumprimento de prazos e à aplicação de procedimentos. Essa criteriosa conduta poderá evitar transtornos ou até mesmo prejuízos ao seu cliente na prestação de contas ao governo.

As mudanças quase que diárias na legislação contábil, tributária, trabalhista e empresarial exigem que o profissional da Contabilidade esteja constantemente investigando alternativas, dentro da legalidade, para que o cliente esteja sempre bem informado e em dia com suas obrigações, sem ônus.

Ao atuar com agilidade e presteza, características típicas do profissional diligente, o Contador passa ao seu cliente uma imagem positiva, assegurando- o de que poderá contar com ele em todas as situações que precisar.

CAPÍTULO II

DOS DEVERES E DAS PROIBIÇÕES

Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade:
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

Contador, quais são os seus principais desafios para aplicar esse item do Código de Ética? Compartilhe sua opinião! Faça parte da melhoria da sua profissão.

Relacionadas
Clube do Contador Certisign, uma página para compartilhar seu valor 
3 processos que só um Contador pode fazer por sua empresa 

Compartilhe

Deixe seu comentário