O que mudará com a nova CNH Digital?

0

Foi aprovada ontem, 25 de Julho de 2017, pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a RESOLUÇÃO Nº 684. Permitirá aos motoristas apresentarem o documento de porte obrigatório, como a carteira de habilitação, em formato digital, desde que comprovados por Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Até o momento não houve modificações quanto ao documento do veículo.

O que mudará com a nova CNH Digital?

  • Diminuição da burocracia de emissão, tramitação de papeis e outras formas ineficientes que o cidadão é obrigado a passar, para manter sua relação com o Estado;
  • Documento digital e com validade jurídica, pois possuipadrões técnicos que suportam um sistema criptográfico, assegurando a validade do documento;
  • Documento sempre por perto, você poderá ter a sua CNH diretamente no seu celular. Se você esquecer em casa é só mostrar no celular e pronto.
  • Escapar dos pontos na carteira, que poderia ganhar ao esquecer a sua em casa.

Evitando Falsificações

A autenticidade da CNH-e  poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital  e consultada com a leitura do QRCode , pelos agentes de trânsito por meio de um aplicativo de celular. Evitando assim falsificações.

Prazo para a implantação da CNH Digital

Deverá ser implantada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, a partir de 1º de fevereiro de 2018, sendo que o valor para emissão da nova CNH digital não será alterado.

Procedimento para ter a CNH no celular

  1. Cadastro: os cidadãos que tiverem interesse no serviço devem se cadastrar no site do Denatran ou se dirigir-se até uma unidade de atendimento. Para cadastrar o seu e-mail e receber as instruções.
  2. Segurança: depois de aprovado é preciso baixar o aplicativo no seu smartphone e criar uma senha (PIN).
  3. Bloqueio: caso necessite bloquear o aparelho, em caso de perda ou roubo. É só acessar o portal de serviços do Denatran com o seu Certificado Digital e solicitar o bloqueio.

Assinar documentos com apenas um toque na tela do celular ou tablet já é uma realidade ao alcance de todos. Modernize o seu modo de assinar documentos Conheça o Mobile ID.

Fonte: DOU com informações Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário