O que o filme “Prenda-me se for Capaz” ensina sobre segurança e fraude nos dias de hoje.

0

Prenda-me se for Capaz” é um filme norte-americano de comédia dramática lançado em 2003 e foi feito baseado na vida de Frank Abagnale Jr., que antes dos 19 anos de idade tornou-se milionário dando golpes grandiosos de falsidade ideológica passando-se por médico, advogado e até por piloto de uma famosa companhia aérea.

Sinopse oficial: Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e copiloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

Como tantos golpes foram possíveis?
O longa-metragem não é apenas uma lição de como fazer um bom filme. A crítica especializada aclamou a trama e a película ainda rendeu indicações para o Oscar, Globo de Ouro e levou um BAFTA para casa (o BAFTA, ou British Academy Film Awards é uma premiação anual concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão). A grandiosa lição do longa-metragem também está vinculada à segurança e fraude.

O personagem interpretado por Leonardo DiCaprio aplicou seu primeiro golpe emitindo e distribuindo pela praça cheques sem fundo. Isto porquê descobriu que este feito era possível quando foi forçado a fazer cheques com quantias superiores aos que tinha guardado em sua conta bancária, e mesmo assim estes pagamentos eram aceitos sem problemas. Isso, entretanto, funcionou até a hora em que o banco parou de emitir mais cheques, o que fez com que ele abrisse mais contas em bancos diferentes, e, eventualmente, criasse novas identidades para isso.

banner primavera-1

Confiante, começou a dar passos maiores e se passou por piloto de uma das maiores companhias aéreas do mundo, além de advogado com grande fama e médico cirurgião, tudo sem ter tito nenhum estudo acerca do assunto.

Isso foi possível pela genialidade de Abagnale, que conseguia persuadir a todos com sua autoconfiança e seu incrível poder de absorção de conteúdo e funções das mais diversas. Em cinco anos, Abagnale atuou sob 8 identidades, além de ter usado muitas outras para fraudar cheques, cujo volume de prejuízos passou de US$2,5 milhões em 26 países. O gênio em questão só realizou todas as fraudes porque o sistema de tecnologia de identificação era altamente falho.

Baseado em fatos reais

Como a intenção aqui não é dar grandes spoilers, não contaremos o fim dessa narrativa surpreendente, mas podemos falar da vida real. Abagnale é colaborador do FBI há 35 anos. Hoje ele é conselheiro da 41st Parameter, empresa do Grupo Experian, que é referência e líder de mercado no mundo em tecnologia de identificação de dispositivos e detecção de fraude na web.

Legenda: Frank Abagnale Jr – Imagem: Charleston Mercury

Legenda: Frank Abagnale Jr – Imagem: Charleston Mercury

 O filme já tem um tempinho, mas é uma boa dica. Já assistiu? Conta pra gente nos comentários o que achou.

#sejasemprevocêmesmo

Assinar documentos com apenas um toque na tela do celular ou tablet já é uma realidade ao alcance de todos. Conheça o mobileID e modernize o seu modo de assinar documentos.

Compartilhe

Deixe seu comentário