O sucesso do contador depende da vitória do empresário

0

O proprietário de uma pequena empresa de prestação de serviços chega ao seu local de trabalho, mas a última coisa que consegue fazer é se concentrar nos afazeres. Ele acaba de descobrir que suas dívidas de impostos ultrapassam R$ 60 mil. Três empregados estão com férias vencidas e estão dizendo que a legislação determina que o período de descanso deva ser pago em dobro. E, para piorar tudo, chega um documento da prefeitura informando que o prazo de licença de funcionamento provisório de seu estabelecimento, o qual só tem validade por dois anos, expirou. “E agora, o que fazer?”, ele se pergunta, querendo tirar as calças pela cabeça.

– Calma. – diz uma voz amiga. – Para se livrar de todos esses problemas, você precisa contratar um contador de confiança!

– Para de falar besteira, ninguém pode me ajudar. Não tenho dinheiro, não consigo participar de licitações para conseguir clientes. Estou afundado. – reclama o empresário.

– Engano seu, meu amigo. Se você não sabe, o profissional da Contabilidade é a alma da empresa.

Para ele, cada número, dado e informação têm a sua devida responsabilidade. Quem pensa que este profissional é um simples “fazedor de contas” está totalmente errado. Ele trata dos impostos, dos contratos, dos fluxos de caixas, dos recursos humanos, da prestação de contas e dos balanços.

Quer mais? Pois bem: seu trabalho se reflete diretamente na gestão do patrimônio e no caixa da empresa, em seus aspectos financeiros, tributários, previdenciários, trabalhistas, econômicos, sustentáveis e de responsabilidade social. Além disso, a convergência à Contabilidade Internacional é exigida por lei e requer um bom preparo técnico independente do ramo e porte do seu negócio.

Banner-clube-do-contador

– Está bem. Mas, diante de todos os problemas que eu tenho, como um contador poderá me ajudar? Ele nem vai querer saber da minha empresa. Acho que nem o Super Homem conseguirá fazer com que eu reverta essa situação.

– Calma. Um bom contador só consegue obter prestígio e valorização fornecendo serviços e informações importantes para os seus clientes. A vitória dele é a sua vitória. Essa é a razão da profissão. O insucesso das empresas, na maioria das vezes, está ligado à falta de uma eficiente e eficaz habilidade organizacional, contábil e administrativa do empreendedor. Por este motivo, torna-se indispensável a figura do contador nas organizações. – diz o amigo.

Aceitando o conselho de seu amigo, o empresário busca um contador. A tarefa não é fácil, já que é necessário avaliar se o profissional está habilitado e em dia junto ao Conselho Regional de Contabilidade; extrair as certidões de idoneidade do escritório; checar o grau de confiança com outros empresários, já que ele terá todas as informações financeiras e patrimoniais de seu estabelecimento; bem como averiguar sua responsabilidade quanto a prazos, uma vez que a perda de uma data para pagar impostos significa multa e dificuldade em participar de licitações públicas.

Passado algum tempo, o empresário se encontra novamente com seu amigo.

– Olá, prazer em revê-lo! Como andam as coisas em sua empresa?

– Acredite se quiser: o conselho que você me deu salvou-me da falência. Estou muito feliz! Meu contador ajudou-me a acertar as férias de todos os funcionários. Com seu auxílio, consegui quitar todos os impostos e contribuições, por meio de Programas de Parcelamento. Livrei-me de várias multas e ainda, de quebra, participei e venci três licitações. Precisei contratar mais empregados e, hoje o contador é meu braço direito. Ele me ajuda em tudo, tudo mesmo! Você tinha toda razão. Obrigado, amigo!

– Fico contente que tenha dado tudo certo, principalmente neste momento de crise, que exige decisões complexas. Do conhecimento dos profissionais da Contabilidade depende decisões essenciais no sistema produtivo de todas as empresas.

Sem dúvida alguma, a vitória deste profissional é o sucesso do empresário!

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário