Outono! Chegou a estação do desapego

0

O Outono está oficialmente entre nós. A parte de um grande ciclo em que as árvores perdem suas folhas para que outras cresçam em seu lugar na primavera. E se pararmos para pensar, a tecnologia funciona de maneira parecida, afinal, tecnologias ultrapassadas são deixadas de lado para que as novidades tomem seu lugar.

Confira algumas tecnologias que já foram substituídas ou aprimoradas:

Telefone público

Os super-heróis estão com cada vez menos opções de lugares para trocar de roupa, e aqui no Brasil essa tendência também acontece. Os famigerados orelhões ainda resistem ao avanço da popularização dos celulares, mas cada vez menos pessoas fazem uso deles.

Fax

Houve um tempo em que o aparelho de Fax reinava supremo nas “firmas”. Era como trabalhar com uma máquina de xerox a distância e não dá para negar que, na época, facilitou a vida de muita gente. Porém, inevitavelmente, sua hora chegou com o advento da internet e digitalização de documentos.

Pen Drive

Ok, esse não está obsoleto. Ainda. Apesar de pequeno, leve e fácil de carregar com você, até mesmo o seu fiel pen drive está com os dias contados graças ao avanço da tecnologia de armazenamento na nuvem.

Banner-imposto-de-renda-2017Máquinas fotográficas

Os fotógrafos de plantão que nos perdoem, mas as máquinas fotográficas também perderam terreno. É claro que quem realmente investe em máquinas mais parrudas, seja por motivos profissionais ou hobby, não as troca por nada, mas as alternativas oferecidas pelos smartphones mais recentes não perdem em nada nos quesitos técnicos.

DVDs

Não vamos dizer que o DVD está totalmente fora de jogo, afinal, ainda é possível encontrar promoções de filmes mais antigos em DVD por preços bem baixos. Mas, quando o preço não é a questão, ninguém mais procura por lançamentos em DVD. E o Blue Ray que se cuide. Afinal, os serviços de streaming oferecem opções com resoluções cada vez maiores.

Pois é, deixar algumas coisas de lado pode até ser difícil, mas aproveite a estação para praticar esse exercício de desapego e concentre-se nas novas tecnologias que vão facilitar sua vida daqui para frente, como o Certificado Digital Certisign ou o Mobile ID, que além de permitir você assinar documentos digitais de qualquer lugar, a qualquer hora, ainda fazem uso das tecnologias mais atuais para manter você totalmente seguro.

Não deixe para a última hora o seu IRPF! Se você ainda não tem Certificado Digital, adquira aqui o seu e usufrua da declaração pré-preenchida e muito mais.

Compartilhe

Deixe seu comentário