Para onde vai o Imposto de Renda?

0

Todo início de ano, os brasileiros se preparam para entregar a declaração do Imposto de Renda. Muitos “torcem o nariz” ao prestar as contas do Leão. Afinal, quem é que gosta de pagar impostos? No entanto, é preciso ter a consciência de que os impostos arrecadados têm destino certo em benefício da população.

De acordo com informações do site da Receita Federal do Brasil, os impostos pagos pelos contribuintes são utilizados diretamente pelo Governo Federal, sendo que boa parte retorna aos estados e municípios para ser aplicada nas suas administrações. Ou seja, quando você paga impostos está contribuindo diretamente à saúde, à educação, a programas de transferência de renda e de estímulo à cidadania, como o Fome Zero e o Bolsa Família.

Outra parte é direcionada para programas de geração de empregos e inclusão social, como plano de reforma agrária; crédito rural para a expansão da agricultura familiar; plano de construção de habitação popular; saneamento e reurbanização de áreas degradadas nas cidades.

A infraestrutura do país também conta com os impostos arrecadados, que são utilizados para a construção e recuperação de estradas; construção de portos e aeroportos; incentivos para a produção agrícola e industrial; segurança pública; estímulo à pesquisa científica, ao desenvolvimento de ciência e tecnologia; cultura e esporte e defesa do meio ambiente.

Fonte: Receita Federal do Brasil

IR 2015: quem tem Certificado Digital pode utilizar a declaração pré-preenchida e minimizar as chances de cair na malha fina. Peça o seu com desconto especial de 26% no site www.certisign.com.br/ir até o dia 20 de abril.

Compartilhe

Deixe seu comentário