Partiu Rússia: confira dicas para assistir à Copa do Mundo 2018

0

Chegou a hora de planejar a viagem para acompanhar de perto os jogos do mundial. Se você já sentiu de perto a adrenalina de ter uma Copa do Mundo em nosso país, imagine só como será ver na Rússia o Brasil em busca do hexacampeonato. Mas conhecer um novo país , exige cuidados, seja por causa do idioma, seja por causa dos hábitos da população local que, claro, tem suas particularidades e que precisam ser observadas e respeitadas. Logo, confira algumas dicas de como chegar na Rússia para assistir à Copa e também como se virar por lá.

Confira dicas para assistir à Copa do Mundo 2018

Passagens aéreas

Você ainda não comprou? Se planeja ir para a Rússia, não perca tempo e compre já suas passagens. Como a tendência é de alta dos preços ao passo em que o Mundial se aproxima, é importante fazê-lo o quanto antes. Mas sem desespero: as variações no custo dos voos podem chegar a até R$ 500 de um dia para o outro. Por isso, uma das melhores formas de conseguir as passagens mais em conta para a Rússia na época da Copa é criar um alerta de preços no Skyscanner ou no Decolar.com, selecionando o destino e as datas e aguardar e-mails diários com a atualização dos valores.

Passaporte e Visto

Os brasileiros não precisam mais de visto para ir para a Rússia, a não ser que a permanência no país seja de mais de 90 dias. No entanto, vale lembrar que é preciso ter o passaporte com validade mínima de 6 meses, a contar da data de saída da Rússia. Além disso, durante a Copa do Mundo, a exigência de vistos até para cidadãos de outros países deve ser derrubada, já que o presidente Vladimir Putin assinou uma lei em 2016 que isenta da necessidade do documento de todos os turistas com ingressos para os jogos. Por isso, cheque se o passaporte está na validade e, caso não esteja, faça a renovação o quanto antes. A burocracia da Polícia Federal para emissão de novos passaportes pode fazer com que você fique na fila de espera por pelo menos dois meses. E ninguém quer ter sustos nessa hora, não é mesmo?

Pacote com ingressos

Fique atento: apenas no site da Fifa é possível comprar ingressos oficiais para a Copa. A terceira fase de vendas já foi aberta em 18 de abril com prazo final 15 de Julho. Por isso, é importante ficar atento para não ficar de fora. As agências de viagem não estão autorizadas a negociar ingressos. O próprio viajante deve garantir suas entradas para os jogos. Alguns pacotes VIP foram permitidos pela Federação e estão sendo comercializados por apenas cinco agências brasileiras credenciadas: Agaxtur, Ambiental, Honour, MMT Gapnet e Stella Barros. Muita atenção para não cair sem sites falsos.

bannerCopadomundo

Quero ir de uma cidade a outra. Como faço?

A a melhor opção para se deslocar de uma cidade-sede a outra na Rússia é o trem. A estrutura ferroviária da Rússia é estupenda e há opções para todos os orçamentos, desde os econômicos até os mais confortáveis. São viagens relativamente rápidas e com muitas opções de horários e destinos. É possível inclusive verificar essas opções através do site em inglês, com possibilidade de compra antecipada dos tickets.

E na cidade: ônibus, metrô ou táxi?

Das 11 cidades-sede da Copa, seis têm metrô, o meio de transporte mais recomendado e de fácil acesso: Moscou, São Petersburgo, Kazan, Nizhny Novgorod, Samara e Ekaterimburgo. Já para quem prefere táxis, a sugestão é a utilização de aplicativos, já que a maioria dos que param na rua não têm taxímetro e o preço é discutido diretamente com o motorista. Como poucos russos falam inglês, fica mais complicada essa argumentação ao vivo. Para quem é fã dos aplicativos alternativos de transporte individual, o Uber é uma opção válida. Além dele, é possível chamar carros através do principal concorrente: o Yandex.

Como lidar com o frio russo?

Se você está com medo (ou ansioso por) ver um metro de neve na porta do hotel e as ruas totalmente paralisadas, pode mudar seu pensamento. A Copa do Mundo será no verão russo, e costuma fazer calor nessa época do ano. Dentre as sedes da Copa, a única que deve ter um tempo menos favorável aos adeptos do calor é São Petesburgo.

Eu não entendo “patavinas” de russo. Como vou me virar por lá?

Tendo como base o cirílico, o alfabeto russo, de fato, é impossível de ser compreendido, a não ser que você tenha sido criado por lá, claro, ou dedicou um bom tempo estudando o idioma. Mas existem aplicativos de tradução simultânea que você pode instalar no seu smartphone e usar sempre que a língua se apresentar como uma barreira intransponível. Ainda que seja muito provável que todas as cidades-sede estejam preparadas, com sinalizações em diversos idiomas. Logo, opte por apps confiáveis de tradução. Entre eles, está:

  • Google Tradutor
  • iTranslate
  • Takeasy
  • Reverso.

Todos possuem versões para Android e iPhone.

Todo cuidado com suas informações digitais é pouco

Em tempos em que hackers e crackers e uma série de crimes virtuais – e até mesmo de influenciarem as eleições norte-americanas – todo cuidado com suas informações digitais é pouco. Logo, redobre seus cuidados ao acessar suas informações, principalmente ao se conectar em redes Wi-Fi públicas. Além disso, evite links suspeitos, apague e-mails de origem desconhecida e quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente a URL.

Também não autorize as notificações em qualquer website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso. Revise sempre as configurações avançadas no seu navegador, seja no desktop ou smartphone e remova os sites desconhecidos que estão autorizados a emitir notificações.

Para completar, tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos. É recomendável sempre usar um software – como o PSafe, Avast ou Kaspersky Internet Security – que irá bloquear o acesso aos sites maliciosos e malwares e outros códigos suspeitos que tentam invadir seu smartphone, tablete ou notebook. Dessa forma, você terá uma navegação mais tranquila e evitará a ação de criminosos virtuais.

Concorra a 11 viagens para a Rússia

Adquirindo ou renovando qualquer Certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) Você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Khoroshaya poyezdka i Braziliya! (tradução: Boa Viagem e vai Brasil!)


Compartilhe

Deixe seu comentário