Passar o final de semana assistindo séries é tão Black Mirror

0

A nova ideia de diversão do grande público é, de fato, o Netflix. Nesse friozinho do final de semana não será diferente: com a crise, muitos jovens terão de optar por alternativas menos custosas, mas que transformem o tempo ocioso em algo prazeroso. E a grande alternativa, no momento, é assistir séries e especial a Black Mirror no Netflix.

Se você nunca ouviu falar, saiba que a série é o boom do momento, por tratar de temas atrelados à tecnologia. Já em sua terceira temporada, a obra nos faz refletir sobre nossa dependência das interfaces tecnológicas e os efeitos colaterais que ela nos traz. A crítica que a série levanta também tem muito humor injetado, o que aumenta seu fôlego para os próximos episódios.

A facilidade com a qual digerimos e nos identificamos é o veredicto de nossas atitudes como sombras do processo tecnológico, e isso nos deixa algumas lições.

Saiba as 5 lições que a série Black Mirror nos trouxe sobre o mundo digital

Escravização Tecnológica

Será que o nosso futuro e a nossa relação com a tecnologia têm de ser baseados na escravização? Não podemos deixar que ela seja o item definitivo de nosso desenvolvimento cultural, nos tornando zumbis cibernéticos, mas tê-la sempre como uma aliada, que confere mais agilidade ao nosso progresso.

Voyeurismo Digital

A série traz uma sentença um tanto perturbadora do nosso voyeurismo digital, que está cada vez mais ampliado por conexões infinitas com os amigos do Facebook, seguidores no Twitter ou contatos no LinkedIn. O que nos leva a crer que a tecnologia não pode nos tornar zumbis digitais, mas trazer mais praticidade e mobilidade à nossa vida.

Banner Clube de Vantagens

Imediatismo

Existem episódios que nos mostram como a tecnologia pode resolver problemas de várias ordens, de forma imediata. Mas esse imediatismo é relevante? Essa reflexão está muito presente, por exemplo, na história de uma mulher que encomenda um boneco que pensa e age exatamente como o falecido marido dela. No entanto, o quanto de autenticação essa atitude pode ter, mesmo trazendo à tona muita veracidade?

Dependência de Interfaces

Para fugir da rotina massacrante, estamos sempre conectados a interfaces digitais que nos levam a um mundo menos desgastante. Mas essa dependência, se não nos traz rentabilidade de alguma forma, será um desgaste de qualquer jeito. É importante tomar consciência dos próprios mecanismos que nos mantém dependentes.

Apocalipse Moderno

Para que os mecanismos tecnológicos não se tornem o efeito catastrófico de uma tecno-paranoia, a série aborda temas que nos fazem compreender a importância da segurança digital mesmo com tecnologias que possam nos parecer absurdas.
Aproveite os dias de férias para conferir as lições digitais de Black Mirror, e fazer umas comprinhas pelo Clube de Vantagens da Certisign. Uma vitrine de descontos especiais, nas melhores lojas, reunidas em um só lugar.

Mesmo que tudo mude, você vai continuar sendo único. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e Seja uma pessoa segura.

Fonte: Sabotagem com informações Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário