Passo a passo: Renovação do Certificado Digital

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Para tornar simples e rápida a renovação do seu Certificado Digital, desenvolvemos um site especial para você. Seja para o e-CPF, e-CNPJ ou NF-e.

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Passo a passo: Renovação do Certificado Digital

Imagem: Certisign

Se preferir, consulte abaixo as perguntas de dúvidas mais frequentes sobre como renovar o seu Certificado Digital:

1. Qual é o período de vigência do meu Certificado Digital?

A data de validade do seu Certificado Digital pode ser verificada na Central de Testes da Certisign, desde que o certificado esteja conectado/instalado no computador.

2. É necessário renovar o meu Certificado Digital? Se sim, como?

Sim, o Certificado Digital é um documento eletrônico que possui validade, assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte etc.

3. Solicitei a renovação do meu Certificado Digital de forma on-line. Há um prazo para realizar a emissão?

Sim. Tanto para solicitar a renovação, quanto para emitir o Certificado Digital a ser renovado, o prazo é a data limite da validade do Certificado em questão.
Tenha atenção aos prazos. Lembre-se: o processo de renovação somente é concluído após a emissão do Certificado Digital.

4. Solicitei a renovação do meu Certificado Digital, efetuei o pagamento, mas não realizei a emissão dentro do prazo limite estipulado no e-mail. Como proceder?

Neste caso, será necessário realizar o procedimento de uma nova solicitação (sem custos). Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para ter acesso ao passo a passo.
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) Certisign sac@certisign.com.br | (11) 3478.9444 (São Paulo) ou 0300 789 2378 (para todo o Brasil)
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

5. Posso solicitar a renovação do meu Certificado Digital utilizando o sistema operacional Mac OS?

Não. O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

6. Sempre que o meu Certificado Digital estiver prestes a expirar posso realizar a renovação com validação eletrônica?

Não. A renovação com validação eletrônica é limitada a uma ocorrência precedida por uma validação presencial para a emissão do Certificado Digital.

7. Posso alterar os dados do meu Certificado Digital durante a solicitação de renovação?

Renovação com validação eletrônica: você poderá alterar seu e-mail e o optar por um novo tipo de mídia (Cartão/Token). Qualquer outra alteração não será considerada como renovação, mas, sim, a compra de um novo Certificado Digital.

Renovação com validação presencial: você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital.

8. Erro 604: O que devo fazer?

Este erro é causado porque já existe um pedido de renovação com o pagamento em aberto. Para ter acesso à segunda via do boleto, clique aqui.
Caso não consiga gerar o boleto, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor: sac@certisign.com.br.

9. Erro 400 – Acesso Negado: O que significa e o que devo fazer?

Este erro significa que você está tentando renovar o Certificado Digital sem tê-lo instalado no computador. Verifique se o Certificado Digital está plugado.

10. Posso solicitar a renovação em qualquer navegador?

Para realizar a renovação é necessário que você utilize um dos seguintes navegadores: Internet Explorer 6, Internet Explorer 7, Internet Explorer 8, Chrome ou Firefox, desde que seja no sistema operacional Windows.

O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

11. Quando tenho que renovar o meu Certificado Digital?

Recomendamos que o Certificado Digital seja renovado 45 dias antes do vencimento. Se você não é o titular do Certificado Digital e tem a responsabilidade do controle dos prazos de expiração, atenção redobrada quanto às datas, pois a validação presencial exige que o titular esteja presente. Atenção a férias e compromissos que possam dificultar este processo.

12. Quer renovar e não está com o seu Certificado Digital na máquina?

Não está com o seu certificado Digital agora, mas quer renovar com as vantagens exclusivas sem perder o prazo? Clique aqui.

13. Por que renovar o seu Certificado Digital com a CERTISIGN?

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País”, da DOM StrategyPartners.

Precisa renovar seu Certificado Digital? O site renove o seu certificado possui informações completas sobre todo o processo de renovação. Confira e, se necessário, solicite a renovação.

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58 Comentários

  1. Isso tudo balela, tem uns 15 dias que estou tentando renovar o meu e-cnpje sempre da erro, falo com o suporte e eles apenas cancelam o pedido e falam para tentar de novo apos 24 horas. Vou ter que comprar outro e fazer aquela babaquice da validacao presencial

  2. Márcio,

    Tentamos contato por meio do email disponibilizado, porém sem sucesso. Precisamos dos seus dados para realizar o atendimento, pois apenas pelo comentário não conseguimos identificar o erro que está ocorrendo na renovação do seu certificado.

    Obrigado!

  3. Gostaria de saber como sei a data de renovação do certificado , onde o mesmo foi implantado na empresa e eu ainda não fazia parte do quadro de colaboradores , pra não correr o risco de perder e não renovar.

  4. Robervania,

    Para que o cliente possa verificar a validade do seu certificado e necessário que o mesmo faça contato com o SAC Certisign através dos telefones abaixo, tendo em mãos o CPF (certificado de pessoa física) ou CNPJ (certificado de pessoa jurídica) ou o número do pedido relativo a compra do produto. Informados esses dados o atendente fará a identificação do cliente no sistema e o tipo de produto que adquiriu.

    SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais).
    Horário de atendimento: Seg à Sex das 08hs às 20hs (exceto feriados nacionais).

    Obrigado!

  5. Estou tentando realizar a renovação do meu certificado porem esta dando um erro quando mando continuar e o meu certificado ja se vencera daqui a 5 dias, preciso de um retorno urgente de vocês, obrigada!

  6. Estou renovando o meu certifiacdo digital pela primeira vez, este cerficado teve validade por um ano, e está sendo vencido dia 03/07/2012, neste processo posso passar a validade do mesmo para 3 anos.

  7. Lúcia,

    A renovação somente poderá ser realizada pelo mesmo período de tempo do certificado anterior. Neste caso, você pode optar por uma nova aquisição de um certificado com validade de 3 anos, mas será preciso comparecer ao posto de atendimento para a validação presencial.

    Obrigado!

  8. Gostaria de saber se quando vencer o certificado que esta em uso (faltam menos de 15 dias) tenho que fazer alguma alteraçao para que seja reconhecido o novo certificado instalado. Eu uso para emissão de NFe.

  9. Alexandre,

    Como você utiliza uma aplicação que não é de propriedade da Certisign, solicitamos gentilmente, que verifique com os responsáveis pela aplicação.

    Salientamos, que para utilização do certificado não é necessária nenhuma alteração, a não ser, que seja solicitada pela aplicação.

    Obrigado!

  10. Estou tentando renovar o meu certificado tem mais de 20 dias e não consigo, fica na tela verificando posição e disso não passa. ja liguei para o suporte e a resposta e que o site esta em manutenção. que porcaria de site voces tem que precisa de tanto tempo para conserto. vou esquecer esta certisgne e comprar outro certificado de uma certificadora responsavel.

  11. Perdi a minha senha privada. Terei que comprar um novo certificado ou basta renovar o meu certificado?

    Att,

    Sidney

  12. Sidney,

    No momento da validação presencial é solicitado ao titular do certificado que altere a senha da mídia (cartão ou token). Esta senha é gravada diretamente no chip da mídia, ou seja, a Certisign não mantém nenhum registro desta senha em seus bancos de dados ou possui meios de recuperá-la. Lembramos também que esta senha é de responsabilidade total do titular do certificado.

    Para que possamos analisar melhor a sua situação, solicitamos gentilmente, que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  13. Ruthney,

    Prezado cliente, por gentileza, entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para esclarecer suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  14. Eu estou provando de fazer a renovação on-line de meu e-cnpj e no final depois da declaração de responsabilidade da erro 400

    Assinatura inválida!

    Meu certidão vai expirar dia 23 de agosto.

    Qual e o problema ?

  15. Sacha,

    Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  16. Reportando ao problema encontrado pelo Sacha, também obtive o mesmo problema e há 2 dias venho tentando renovar meu e-CNPJ sem sucesso. Acontece o mesmo problema na Declaração de Responsabilidade, com erro 400. Meu sistema operacional é o Windows 7, IE 9, mas o suporte já me solicitou para refazer utilizando o Mozila, Chrome, IE 8, mas nada funcionou até agora.

    Tentei várias vezes falar com o suporte nível 2, sem sucesso, pois ninguém atendeu. E cada tentativa em falar com o suporte, perco cerca de 1 hora. Muito dificil!.

    Acredito que só haverá uma coisa a fazer: Procurar outra certificadora.

    Estou indignado!

    Reinaldo

  17. Reinaldo,

    Seu caso já foi encaminhado para o setor responsável, assim que obtivermos informações para a resolução de seu problema entramos em contato.

    Obrigado!

  18. eu comprei um netbook na mpx
    ele chegou mais quando vo abrir o navegador
    diz que o certificado venceu
    o que eu faço
    ele e windows ce
    ajuda ai

  19. Rita,

    Aparentemente, pelo seu comentário, o problema ocorrido pode ter como procedência as configurações de seu computador e não o uso de um Certificado Digital ICP-Brasil (assunto tratado pelo blog). Orientamos que você entre em contato com a empresa na qual ele foi comprado ou a própria Microsoft.

    Obrigado!

  20. Olá, no processo de fazer a renovação do meu certificado A1 onde eu compro essa certificação ?

  21. A minha empresa trabalhar com leitora de cartão digital, CERTISIGN. Como eu faço para o certificado reconhecer pelo o pen drive. Muito obrigado pela atenção.

  22. Marcos,

    Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  23. Rita,

    Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  24. não consigo concluir a 1a. renoção de meu certificado cnpj. quando chega no final para confirmar aparece a mensagem: chave inacessível ou senha de acesso invalida. estou fazendo pela certifique online, pois no site da certisign não passa pela promeira fase que é a verificação. estou tentando a mais de 15 dias. tá difícil hein? ja liquei para suporte, ja baixei varios programas….

  25. Eldevaner,

    Para que possamos verificar a dificuldade encontrada na utilização de seu certificado, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  26. Liza Mantovanelli on

    Renovei meu certificado com a sua empresa. Abri o prot 4330294464 e disse que quando tento fazer a NF fala que p certioficado expirou. A moça foi na pagina da prefeitura e viu que meu certificado esta ativo mas ainda nao funciona. ela disse que teria que retirar o cadastro antigo e colocar um novo. onde faço isso? nunca fiz isso na vida. nunca teve um primeiro cadastro e sempre funcionou. ela me disse que tenho que falar com quem emite a nfe que é receita que eu ligo no 0800 e ta com problema. assim fica dificil um empurra para o outro. não daria para fornecer o caminho das pedras?

  27. Liza Mantovanelli,

    Para que possamos verificar a dificuldade encontrada na utilização de seu certificado, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  28. Maria Aparecida on

    Renovei certificado, já recebi confirmação mas não consigo concluir . Mensagem: “O dispositivo criptográfico não suporta par de chaves 2048 bits”. E agora, faço o que? Certificado vence 09/05/2013.

  29. Maria Aparecida,

    Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  30. BOA TARDE.
    FIZ A RENOVAÇÃO, GEREI O BOLETO.

    A PERGUNTA É UM POUCO OBVIA, MAS COMO É MINHA PRIMEIRA VEZ.

    É SOMENTE APÓS O PAGTO. DO BOLETO QUE VEREI O PRAZO ESTENDIDO NOS DETALHES DO CERTIFICADO???

  31. Eduardo Lima,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  32. Maria Helena on

    Estou tentando renovar o certificado digital e-CNPJ porém não consigo concluir aparece a mensagem de “Erro 400″ – Acesso Negado.
    Fiz o “teste de verificação” sugerido pelo site porque meu token foi adquirido em 2011. O resultado foi que a renovação serial possível.
    Peço orientação URGENTE pois meu certificado expira em 06/06/2013.

  33. Eduardo Lima,

    A validade começa a contar a partir do momento em que o certificado é emitido, mesmo no caso de renovação. Assim que você realizar a emissão é que começará a contar a validade.

    Obrigado!

  34. Maria Helena,

    Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  35. ROSALIA ERNANDES NECES on

    ESTOU TENTANTO RENOVAR ALGUNS CERTIFICADOS CPF A3 ADQUIRIDOS EM 2010, E NÃO CONSIGO. DÁ A MENSAGEM QUE APARTIR 01/01/2012 HOUVE MUDANÇA NAS CHAVES.
    TENHO QUE ADQUIRIR OUTROS.

    AGUARDO RESPOSTA.

  36. Rosalia Ernandes Neces,

    Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  37. Para que serve o blog ? já que todas as perguntas tem a mesma resposta: “para que possamos verificar…entre em contato…”
    Estou tentando renovar certificado e também com problema…hora erro 404 hora senha inválida…hora tente mais tarde…e assim não anda. Deveria ser mais prático essa renovação.

    Misael Reis

  38. Misael,

    Nós tentamos ajudar todos os leitores aqui no blog, porém alguns procedimentos são mais complexos, precisam de dados pessoais do cliente e também da interação com um atendente. Pedimos, por gentileza, que você tente um novo contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos resolver a sua solicitação. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  39. Renovei o certificado digital e ao acessar a conectividade social, abre uma aba de ´´solicitação de escolha do certificado´´ que trava a maquina inteira.

  40. Certisign Explica on

    Dennis, apenas com estas informações não conseguimos resolver o seu problema. Desta forma, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
    SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais)
    Atendimento: Seg a Sex das 8hs às 20hs (exceto feriados nacionais)

  41. Estou com o mesmo problema do Dennis. Renovei um certificado digital tipo A3 em token. O certificado funciona para acessar a Receita Federal. Contudo na hora de acessar o conectidade Social atraves do IE 11 o site pede para renovar o registro e daí a maquina congela. Tenho Windows 7 64 bits, já atualizei o Java e nada… O problema não é do conectividade pois tenho o certificado A1 de vários clientes e todos estão funcionando. Somente o meu que é oriundo de uma renovação A3 não está funcionando…. Eu e o técnico de informatica não sabemos mais o que fazer. Já ligamos para o suporte da Caixa e nada!

  42. Certisign Explica on

    Olá, Marcelle!

    Apenas com estas informações não conseguimos resolver o seu problema. Desta forma, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
    SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais) | Atendimento: Seg a Sex das 8hs às 20hs (exceto feriados nacionais).

  43. bom dia fiz a renovação do meu certificado mas to tentando emitir uma nota e tá dando erro (certificado expirou oque eu fasso ?) ja fiz a renovação .

  44. Certisign Explica on

    Olá, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
    SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais) | Atendimento: Seg a Sex das 8hs às 20hs (exceto feriados nacionais).

  45. Olá, estou com uma dúvida que meu TI não soube me responder. Pode me ajudar?
    Fiz a renovação do certificado, instalei e está funcionando normalmente, porém agora em meu navegador(IE) possuo dois certificados idênticos, mesmo CNPJ, mesmo nome, mas com duas datas de validades diferentes.
    Uma consta como vencida, enquanto a outra está com a data correta.
    Fiz a exclusão manualmente através do navegador porém, caso o certificado seja removido por qualquer motivo ou a máquina onde ele está seja reiniciada, os dois voltam a aparecer.
    Há alguma forma de deixar apenas o certificado que é válido(Dentro da data de validade) aparecendo permanentemente?

    Obrigado.

  46. Bom dia, meu certificado vence em 2017, mas desde que instalei o novo programa de NF-e, não consegui realizar uma emissão de Nota, quando vou assinar aparece a mensagem que o certificado está vencido, o que eu faço?

  47. Olá Leonardo,

    Primeiramente, desculpe a demora. Preciso, por favor, que indique o número do CPF do responsável na Receita Federal pelo Certificado. Com essa informação, vamos buscar no sistema o seu pedido e direcioná-lo ao suporte.

    No aguardo e à disposição.

    Equipe Certisign Explica

  48. Isaac,

    Desculpe a demora em responder.

    Caso ainda não tenha solucionado o seu problema, peço, por favor, que me encaminhe o seu CPF e telefone para contato.

    Obrigada!

    Equipe Certisign Explica

  49. Olá Gilmar,

    Desculpe a demora em responder.

    Caso ainda não tenha solucionado o seu problema, peço, por favor, que me encaminhe o seu CPF e telefone para contato.

    Obrigada!

    Equipe Certisign Explica

  50. Bom dia, Arlete.

    Caso ainda tenha essa dúvida, por favor, me responda a mensagem informando o seu telefone e cpf para contato.

    Obrigada

    Equipe Certisign Explica

  51. Olá Jeferson, tudo bem? Bom dia!

    Por gentileza, informe o seu telefone e CPF para que possamos verificar o seu caso.

    Obrigada,
    Equipe Certisign Explica

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