Perspectivas da Contabilidade para 2017

0

Após 12 meses, no mínimo, complicados como ocorreu em 2016, uma questão paira no ar: como será o próximo ano? Certo ar de instabilidade financeira e política ainda assombram os brasileiros, mas, para a Contabilidade, as perspectivas são boas, especialmente para quem deseja prestar um serviço de qualidade.

Tendências para o mercado de Contabilidade

O guia salarial da consultoria Robert Half, divulgado no início de outubro, aponta entre as tendências para o mercado no ano que vem a Contabilidade como uma das áreas mais promissoras para 2017. Segundo a pesquisa, os profissionais de finanças e Contabilidade devem ser versáteis, hábeis em negociação e comunicação, conhecer a língua inglesa também é fundamental, assim como trabalhar em equipe.

A Contadora, professora e doutora Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira vê diariamente para onde caminha a Contabilidade, em especial os futuros profissionais da área, uma vez que coordena o curso de Ciências Contábeis da Universidade Metodista do Estado de São Paulo. A professora acredita que é preciso considerar dois pontos importantes antes de escolher qual caminho seguir: vocação e remuneração. “É maravilhoso trabalhar feliz e exercendo atividades que dominamos ou que tenhamos talento para tal, mas o nível da remuneração também é importante para manter o ânimo e ter como fazer frente às necessidades da boa vivência. Profissionalmente é muito complicado ser bem sucedido em suas atividades se não houver o conforto para poder atuar com tranquilidade”, afirma.

Já para o professor Sérgio Lopes, que é formado em Administração de Empresas, mas leciona para Contadores em cursos de especialização, relata que o futuro profissional deseja que a profissão seja mais valorizada, especialmente pelas empresas que estão passando por ajustes. Assim, prevê a parceria de Contadores com profissionais de áreas irmãs, como a própria administração. “Estas duas áreas são uma dupla quase perfeita. O administrador precisa se basear no trabalho do Contador para ter suas tomadas de decisões, assim estas são áreas complementares, principalmente agora que os Contadores têm assumido novas responsabilidades”, salientou.

Contabilidade Gerencial

Por isso, a ação gerencial do profissional da Contabilidade é essencial tanto para quem deseja manter-se no mercado de trabalho, quanto para quem ambiciona crescer em 2017. Não é mais um serviço de luxo, mas sim uma ação essencial para as empresas que precisam destas informações o desenvolvimento do negócio, e também para os Contadores, que necessitam comprovar que são mais do que “funcionários do fisco”.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário