Por que deixar para amanhã o que você pode resolver com alguns cliques?

0

Procrastinação, do latim procrastinare, tem como significado “encaminhar para amanhã”. Talvez você não conhecesse a origem dessa palavra, mas com certeza está familiarizado com a fama do brasileiro de deixar sempre para a última hora tarefas importantes.

Segundo uma pesquisa do gestor de tempo Christian Barbosa, 97,4% dos brasileiros admitem deixar atividades importantes para a última hora. Ele também identificou os principais fatores que levam a esse comportamento: falta de tempo, impulsividade, medos, autossabotagem ou pura preguiça mesmo.

Banner_Blog_615x100

Não existe nada de errado em apresentar qualquer um desses sintomas, mas é fundamental não deixar que isso saia do controle e passe a prejudicar sua vida.  Para isso, pode ser interessante que você adote algumas técnicas simples, mas que podem ajudar bastante na sua rotina:

Defina suas prioridades:
Saber o que realmente precisa ser feito e quanto tempo você tem é um ótimo começo.

Use e abuse da sua agenda:
Se sua tarefa é importante, mas não urgente, defina um momento para executá-la.

Crie sua motivação:
Concentre-se nos motivos positivos da sua tarefa. Isso vai estimular sua criatividade e foco para resolvê-la de maneira rápida e eficiente.

Pese os pontos positivos e negativos:
Deixar claro o lado emocional e racional da sua tarefa pode ajudar a motivá-lo.

Comece com calma:
Escolha as atividades mais simples e rápidas primeiro. Isso vai ajudar você a entrar no ritmo de resolver suas pendências.

Peça ajuda:
contar com apoio de amigos, família e colegas pode ser de grande ajuda para começar a fazer suas atividades.

Se você se animou para colocar essas sugestões em prática, você está com sorte: que tal começar não deixando sua declaração de Imposto de Renda para a última hora? Aproveite para declarar com seu Certificado Digital Certisign, que facilita e agiliza todo o processo.

Não deixe para a última hora o seu IRPF! Se você ainda não tem Certificado Digital, adquira aqui o seu e usufrua da declaração pré-preenchida e muito mais.

Compartilhe

Deixe seu comentário